quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Lábios ressecados

Os lábios ressecados podem ser consequência de queimadura solar, do tempo frio ou do clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o lábio inferior.
Confira como se faz um excelente hidratante caseiro para lábios ressecados em http://www.tuasaude.com/hidratante-caseiro-para-labios-ressecados/.
Quando se trata apenas de uma inflamação dos lábios, os cantos da boca tornam-se dolorosos, irritados, vermelhos, rachados e descamativos, podendo se tornar porta de entrada para infecções e também causar muito desconforto no momento das refeições.
Embora a suplementação alimentar com Ribofavina possa ser uma boa alternativa de tratamento, o dermatologista será a pessoa indicada para examinar e descobrir a causa do problema e indicar o tratamento ideal, especialmente quando os hidratantes para lábios não são suficientes para acabar com o problema.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Por que a perna dorme?

A perna, o braço, a bunda... quando ficamos muito tempo numa posição que comprime os nervos de uma região, eles deixam de transmitir sinais claros ao cérebro, além de a circulação sanguínea ficar prejudicada. Com a falta de oxigênio trazido pelo sangue, as células dos músculos liberam lactato, a mesma substância que dá câimbras. Isso faz com que percamos o controle sobre aquele membro - a medicina chama isso de neuropatia periférica, mais comum em diabéticos e em gente com a doença de Charcot-Marie-Tooth, genética. No limite, 4 horas dessa situação podem causar gangrena. Mas é raro chegar a isso, porque o lactato provoca dor - um pedido químico de socorro dos músculos. Aí o cérebro reage rápido, mudamos de posição, a circulação volta ao normal e a perna, o braço ou a bunda acordam.

Universidade inglesa prova que rockeiros são mais inteligentes

Lamento informar aos fãs de outros estilos, mas a Universidade de Warwick provou que os fãs de rock pesado são mais inteligentes que fãs de outros estilos. 
Para os cientistas ingleses, o rock pesado alivia a pressão e libera a criatividade.
Os adolescentes que ouvem rock pesado são considerados mais estudiosos e academicamente brilhantes, resumiu o estudo. 

Transtorno Ansioso!!!

Este é sem duvida o mais comum e característico transtorno emocional de nossos tempos. A ansiedade e o medo são parentes próximos, originários de uma mesma raiz do funcionamento mental. A característica externa, visível fundamental o transtorno ansioso é a pressa, é a vontade que a pessoa tem que as coisas acabem rápido que elas se concluam. Isto acontece pois o sentimento interior inconsciente é de medo, de pressentimento de que algo de ruim possa acontecer, que algo não vai dar certo e que por isto ele deve se apressar para que o fato no qual ele esta envolvido se conclua rapidamente para que ele possa se ver livra, aliviado da sensação de perigo.
Assim os sintomas principais do transtorno ansioso são a inquietação motora, sensações de angustia (aperto no peito ou na garganta), sudorese, taquicardia, mal estar generalizado, a pessoa não consegue ficar parada, as vezes rói unhas, puxa o cabelo, precisa ficar mexendo em algo, permanece balançando pernas e braços.Também podem ser pessoas muito falantes (compulsão para falar) e muita dificuldade de ouvir, absorver e entender.
Algumas variantes dos sintomas do transtorno ansioso são os vícios, os mal hábitos, que também são ligados aos transtornos compulsivos, como o vício de fumar(descobertas recentes dizem que a nicotina além de seus malefícios tem a capacidade química de uma ação ansiolítica e até antidepressiva), o vicio de comer (esta já não é uma descoberta tão recente que o açúcar é um poderoso calmante), o vicio do álcool (outra substancia que alem de causar danos a saúde tem importante efeito ansiolítico e antidepressivo momentâneo). Os ansiosos de forma não voluntária buscam o alivio para a sua ansiedade através do uso compulsivo destas e de outras drogas também (maconha, cocaína, crack, ópio e morfina também são usadas por pessoas muito ansiosas).
O sentimento crônico da ansiedade é muito ruim, e na maioria das vezes a pessoa não identifica que se trate de uma ansiedade, de um medo e não consegue dar uma razão lógica, formal, para o que esta acontecendo. Expressões como "Medo do que?", "Mas como isto esta acontecendo se esta tudo bem ?" ou Isto não faz sentido ", são muito comuns, e tudo que a pessoa quer é achar um jeito rápido (até por que é típico do ansioso) para se livrar desta sensação. Dai o uso de drogas ou outros métodos ineficazes que até trazem um alívio imediato mas que vão cada vez mais aumentando a ansiedade da pessoa.
O quadro agudo da ansiedade é marcado muito mais pela intensidade das sensações físicas do que pela percepção de qualquer conflito psicológico. Os sintomas são os mesmos do que os relatados acima acrescentados de tontura, sensação de desmaio, de morte ou de que se vai enlouquecer ou perder o controle de tudo. Quando estas sensações começam a se repetir com freqüência o nome do quadro passa a se chamar de Síndrome do Pânico, a tão famosa, que na verdade é a repetição de crises de ansiedade aguda.
A questão que você deve achar que falta a nossa conversa é por que que afinal de contas isto acontece, qual a origem do transtorno ansioso, e eu vou dizer que existem milhares de explicações, algumas eu já falei em outras partes de nosso site. A que mais me agrada é aquela que relaciona a ansiedade com a aceleração desarmônica de nossa mente, "Mente acelerada é mente desequilibrada"já disse eu mesmo em outras partes. A vida moderna, urbana estimula em demasia a nossa mente e esta sempre exigindo elaboração e raciocínios rápidos o que desencadeia quadros de ansiedade. A vontade do individuo de achar soluções rápidas também é outro fator desencadeante assim como o desejo de buscar e atingir objetivos que supostamente trariam tranqüilidade, e quanto mais rápida e desarmônica a mente estiver, maior a sensação de medo e ansiedade. Quanto mais equilibrada , harmônica e coordenada a nossa mente estiver, maior a sensação de calma e paz de espírito.
Teoricamente acabei de oferecer uma solução para acabar com a ansiedade, não querer nada, não perseguir nada, pelo menos em nível mental e aceitar as coisas como são sem se deixar dominar pela ânsia de querer modifica-las. Podemos querer modificar as coisas mas não podemos deixar a nossa mente se acelerar por causa disto.

Por que o céu é azul ?


A resposta está em como os raios solares interagem com a atmosfera.
Quando a luz passa através de um prisma, o espectro é quebrado num arco-íris de cores. Nossa atmosfera faz o mesmo papel, atuando como uma espécie de prisma onde os raios solares colidem com as moléculas e são responsáveis pelo dispersão do azul.
Quando olhamos a cor de algo, é porque este "algo" refletiu ou dispersou a luz de uma determinada cor associada a um comprimento de onda. Uma folha verde utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese, menos o verde, porque esta foi refletida. Devido ao seu pequeno tamanho e estrutura, as minúsculas moléculas da atmosfera difundem melhor as ondas com pequenos comprimentos de onda, tais como o azul e violeta. As moléculas estão espalhadas através de toda a atmosfera, de modo que a luz azul dispersada chega aos nossos olhos com facilidade.
Luz azul é dispersada dez vezes mais que luz vermelha.
A luz azul tem uma frequência ( ciclos de onda por segundo ) que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos, ao contrário da luz vermelha. Logo a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções num processo chamado dispersão de Rayleigh ( Físico inglês do século 19 ). A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
Luz violeta tem comprimento de onda menor que luz azul, portanto dispersa-se mais na atmosfera que o azul. Porque então não vemos o céu violeta ? Porque não há suficiente luz ultravioleta. O sol produz muito mais luz azul que violeta.
Quando o céu está com cerração, névoa ou poluição, há partículas de tamanho grande que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, logo o céu tende ao branco pela mistura de cores. Isso é mais comum na linha do horizonte.
No vácuo do espaço extraterrestre, onde não há atmosfera, os raios do sol não são dispersos, logo eles percorrem uma linha reta do sol até o observador. Devido a isso os astronautas vêem um céu negro.
Em Júpiter o céu também é azul porque ocorre o mesmo tipo de dispersão do azul na atmosfera do planeta como na Terra. Porém em Marte o céu é cor de rosa, já que há excessiva partículas de poeira na atmosfera Marciana devido à presença de óxidos de ferro originários do solo. Se a atmosfera de Marte fosse limpa da poeira, ela seria azul, porém um azul mais escuro já que a atmosfera de Marte é muito mais rarefeita.
Espectro:Arranjo dos componentes de um feixe de energia radiante,formado pela dispersão de suas ondas,como acontece com o feixe de luz refratado no prisma de cristal.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Por que as letras do alfabeto não seguem a ordem alfabética?

QWERTY, é assim que chamamos o teclado hoje em dia. Porém, quando olhamos um teclado pela primeira vez, estranhamos porque as letras estão totalmente fora de ordem. Por exemplo: o nome que foi dado ao nosso teclado e que citei acima o QWERTY, tem suas origens justamente na "falta de organização" do teclado, QWERTY são as 6 primeiras letras do seu teclado.

Letras fora de ordem? Mas por que?


As letras do teclado são fora de ordem, justamente para tornar a digitação mais lenta! Isso porque as primeiras maquinas de tecnologia travavam quando a digitação era muito rápida, então a solução encontrada foi embaralhar as letras para fazer com que os datilógrafos batessem nas teclas na velocidade adequada.

A Posição das letras


Claro que você já observou que a letra "A", uma das letras mais comuns está localizada no lado esquerdo do teclado, enquanto que o "Ç" que usamos muito pouco está do lado direito. Também deve saber que o nosso lado direito é sempre mais "acessível" que o nosso lado esquerdo, e essa é a reposta para termos a letra "A" do lado esquerdo e a "Ç" (que usamos muito pouco) do nosso lado direito. Isto tem a ver com a necessidade de fazer com que os datilógrafos digitassem mais devagar. Por isso, não pense que as letras do seu teclado estão embaralhadas por acaso!

Por que trememos quando sentimos frio?

Já se perguntou o por que trememos quando sentimos frio? A resposta é simples e objetiva! Nós trememos quando sentimos frio justamente para não morrermos congelados.
Tremer nada mais é que uma estratégia de nosso corpo para manter nossa temperatura interna nos 37° C. Outra estratégia que nosso corpo utiliza é chamada de "embolar". Nós nos encolhemos, fechamos as mãos, encolhemos as pernas e cruzamos os braços, tudo para diminuir a exposição de nosso corpo.
Outra curiosidade sobre esse tema é que na realidade os cobertores que usamos não esquentam! Apenas prendem uma boa camada de ar e com isso criasse um "isolante térmico" e impede que nosso corpo perca calor para o ambiente!

As flores mais perfumadas!!!


Fotos Pedro Abude



Manacá-de-cheiro – Arbusto nativo de até 3 m de altura. Durante a primavera e o verão, a planta apresenta simultanea-mente flores brancas e lilases. Tolera o frio e exige sol pleno. Costuma ser suscetível ao ataque das lagartas. Para controlar infestações, recomenda-se o uso de inseticidas biológicos.
...............................................................................................................................................................
Fotos Pedro Abude



Gardênia – As flores brancas, com perfume doce e intenso, são o chamariz da gardênia. Após o amadurecimento, elas permanecem nos galhos, apresentando tons amarelados. Para garantir a florada, é indicado incorporar ao solo adubo orgânico rico em fósforo. Na versão míni, como a da foto, chega a 50 cm de altura.
...............................................................................................................................................................

Fotos Pedro Abude



Camélia –Apreciadas pelo brilho da folhagem e pela delicadeza das flores, algumas camélias exibem um aroma sutil. É o caso da variedade Cammeliasinensis, uma árvore de até 15 m de altura com flores brancas e perfumadas,
e da Cammeliasasanqua, ou camélia aromática, que tem flores de cores que variam do rosa claro ao púrpura. Desenvolvem-se melhor em temperaturas amenas e toleram certo sombreamento.

...............................................................................................................................................................

Fotos Pedro Abude



Jasmim – Nome comum a várias espécies do gênero Jasminum, os jasmins mais utilizados são os de flores brancas e perfumadas, que exigem pleno sol. São comuns as trepadeiras jasmim-dos-poetas e jasmim-dos-açores. O jasmim-da-china, jasmim-sambac e jasmim-estrela também podem ser conduzidos como trepadeiras, apoiando suas ramagens em suportes.
...............................................................................................................................................................

Fotos Pedro Abude



Dama-da-noite – Com inúmeras inflorescências creme na primavera e no verão, que liberam um perfume muito acentuado à noite, este arbusto pode, inclusive, causar reação alérgica em algumas pessoas. Atinge até 3 m de altura.


Por que a gente tem medo de barata?

É preconceito. O habitat de animais influencia no julgamento do ser humano, e, como as baratas vivem em locais como esgotos, ralos e lixos, onde se alimentam de detritos, elas não poderiam deixar de ser odiadas. Cupim e besouro, por exemplo, são insetos como esta criatura repugnante ao lado. Mas não temos medo deles. E ainda tem os fofinhos. "Algumas espécies de borboletas têm cores similares às das baratas, porém moram em árvores e em flores. Logo, nós as consideramos ‘graciosas’", diz José Albertino Rafael, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Vale a mesma coisa para os ratos de esgoto e os hamsters. São roedores, mas um é odiado e o outro é bicho de estimação. 

A psicologia dá outras explicações. Quando a memória registra um episódio ruim na infância, você não vai necessariamente se lembrar dele na fase adulta, mas um medo irracional pode permanecer. Esse pavor também pode vir de outros - por exemplo, de sua mãe subindo no sofá, gritando para o homem da casa se livrar do bichano. 

Por que sentimos ciúme?

O ciúme é um sentimento muito intenso que perturba profundamente não somente quem o sente, mas também a própria relação. Não importa se a pessoa por quem sentimos ciúmes é o(a) namorado(a) ou o(a) amigo(a), a relação acaba sempre se complicando. Aliás, não são raros os casos em que a relação acaba justamente por causa do ciúme. O ciúme se diferencia da inveja que, do ponto de vista psíquico, é um sentimento ainda mais destrutivo. Enquanto o ciumento quer o objeto desejado só para si, o invejoso não quer que o objeto desejado pertença a outro e, caso consiga se apropriar dele, sequer consegue mantê-lo para si.
Por trás do ciúme se esconde um funcionamento emocional que geralmente se origina em uma sensação de baixa auto-estima e em projeções. Independentemente do ciúme ser justificado ou injustificado, o problema não está na pessoa objeto do ciúme, mas em quem é ciumento.
Quando nos apaixonamos, ou quando fazemos uma amizade, acabamos projetando fora de nós, no outro (namorado(a) ou amigo(a)), algo nosso, mas que, por várias razões, não pode ser reconhecido e apropriado.  A projeção “coloca” no outro algo que é intensamente amado ou rejeitado e, portanto, favorece o processo de idealização (se for algo bom) ou de “demonização” (se for algo ruim). O outro acaba não podendo ser acolhido em sua realidade, pois esta comporta uma certa ambiguidade, aspectos bons e ruins misturados.
No caso do namoro ou da própria amizade, os aspectos ruins são ignorados inicialmente. A tendência é ver no outro apenas aspectos bons que são idealizados. Mas, por se tratar de aspectos que estão sendo  “colocados” no outro, há também uma sensação de falta (“não vivo sem você”; “você é tudo dentro de nós para mim”, etc.). É como se algo que nos pertence tivesse sido roubado pelo outro. Uma vez idealizado, o(a) namorado(a) ou o(a) amigo(a) se tornam nossos carrascos, e passam a ser também odiados. Por se tratar de sentimentos em grande parte inconscientes, não são percebidos de forma clara.
Quem tem ciúme cultiva um intenso sentimento de posse em relação à pessoa “amada”. Este tipo de sentimentos fragiliza a pessoa ciumenta. Em contrapartida, quem for objeto do ciúme tenderá a se sentir em culpa e, com o tempo, a culpa se transforma em raiva, ameaçando a própria relação.
Por trás do ciúme, há a tendência de estabelecer um vínculo de fusão com o outro, que torna difícil distinguir o que é dele e o que é nosso.  Os dois mundos se confundem. Um processo mútuo de projeções é ativado, com resultados emocionais desastrosos.
Como fazer então quando esses sentimentos nos dominam? Nem sempre é fácil reagir sozinhos a essa situação. Às vezes é necessária a ajuda de um profissional. Recuperar a autovalorização e a auto-estima é fundamental para poder vencer os efeitos doentios do ciúme. Tentar se “separar” do outro também é importante. Não se trata da separação física, mas da possibilidade de cada um poder ser consciente de sua autonomia e individualidade.

Por que as pessoas mentem?

Ter uma data oficial para mentir pode parecer estranho, mas é assim desde o período romano, quando, durante as festividades para celebrar a entrada da primavera, era comum enganar e fazer piadas e brincadeiras. A tradição foi incorporada ao cristianismo, que trocou as orgias e banquetes por uma eleição do rei dos tolos.
Mas isso não significa que a mentira seja prerrogativa desta data. Uma pesquisa britânica já revelou que os homens contam em média três mentiras diárias, enquanto as mulheres são desonestas aproximadamente duas vezes por dia. Psicólogos explicam que as pessoas mentem, basicamente, porque funciona. Ao obter bons resultados com uma inverdade, elas tendem a repetir o ato para conseguir novamente o efeito positivo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Por que a pancada dói mais depois da briga?

Há dois motivos. O primeiro é que em situações de estresse agudo seu corpo entra em estado de atenção e rapidamente libera substâncias analgésicas. Depois de uma provocação, como um tapa na cara, há uma grande liberação de adrenalina e cortisol no seu sangue. O coração bate mais rápido e com o aumento da oxigenação nos músculos você fica mais ágil e forte. A produção de endocanabinoides e opioides endógenos (analgésicos naturais) também aumenta, o que faz com que você só perceba a dimensão da surra quando estiver relaxado. 

O segundo motivo é que os neurônios receptores especializados em dor, chamados nociceptores, passam a trabalhar mais diante de um trauma - mas esse processo não é imediato. A irritação de um tecido, por porradas e cirurgias, por exemplo, estimula a liberação de substâncias como as prostaglandinas, que superativam os nociceptores. Isso aumenta o envio de sinais para o cérebro - razão por que, passado um tempo, a pele queimada (de sol ou de panela) dói só de encostar. 

Por que coisas chatas dão sono?

Quando em monotonia, o cérebro diminui seu ritmo. Com isso, a respiração fica mais lenta e o nível de gás carbônico no sangue aumenta. Os olhos vão fechando, fechando, fechando... Bons sonhos.

Por que a gente saliva, lacrimeja e sua quando vomita?

A irritação da mucosa do estômago, que causa o vômito, ativa certos receptores sensitivos, que enviam estímulos ao "centro do vômito" do sistema nervoso - uma região do bulbo raquidiano, acima da medula espinhal. É esse centro que comanda as atividades e reações no mecanismo do vômito. O estômago se prepara, fechando sua parte final e abrindo a inicial, que fica próxima ao esôfago. Enquanto isso, músculos de diferentes regiões passam a trabalhar juntos, em uma espécie de esforço coletivo para expelir o conteúdo indesejado: os do abdômen aumentam a pressão na região, os da língua, colocam-na para fora, e os músculos da face se contraem. Isso acaba apertando também as glândulas que produzem saliva, lágrimas e suor. A contração de outros músculos pelo resto do corpo também ajuda na sudorese. E, além dessa produção mecânica, as glândulas também recebem a mensagem enviada pelo sistema nervoso de que há vômito a caminho. Isso gera, de forma reflexa, um aumento na produção de lágrimas, saliva e suor - embora eles não tenham função alguma durante o vômito.

Por que às vezes a gente, do nada, tem um tremelique?

Adrenalina. O tremelique, ou aquele calafrio que sua tia avó dizia que era um espírito que tinha passado por você, é sempre associado ao frio ou a alguma emoção, por mais que você não consiga identificar a origem desse estímulo. Você pode ter um calafrio desses por uma simples lembrança, por exemplo, triste ou feliz. Ela já basta para disparar uma descarga de adrenalina, responsável pelo siricutico. Dependendo da intensidade, essa descarga pode causar tremores, vasoconstrição e suadeira. Daí a história do espírito que passou: a pessoa pode mesmo ficar com a aparência pálida e a sensação de mal-estar típicas de quem jura que viu alma penada.