sábado, 28 de setembro de 2013

Dez coisas interessantes criadas por animais...

Eles podem ser pequenos, mas são responsáveis por obras de grande beleza. Confira algumas delas.

Em 2010, enchentes no Paquistão forçaram milhões de aranhas a se refugiarem em árvores, produzindo verdadeiras redes em árvores.

Para atrair as fêmeas, um baiacu acabou construindo um círculo de areia. A estrutura também serve para proteger os ovos postos. Foto por Yoji Ookata.

Uma espécie de abelha da Turquia e Irã produz uma série de “sanduíche” de pétalas de flores para suas larvas. Elas enchem os sanduíches com néctar e pólen das flores para sustentar um único ovo.

O bowerbird, um passarinho de 20 centimetros, cria ninhos cercados por objetos coloridos. Obviamente, tudo para agradar a mamãe bowerbird.

Parecem esculturas, mas são lares de milhares de cupins com controle de temperatura e protegidos contra condições climáticas extremas.

O caranguejo decorador se camufla furando detritos que estão no fundo do mar. A mistura de materiais orgânicos e inorgânicos muitas vezes transforma os caranguejos em obras de arte.

A tartaruga Koopa teve uma carreira de 5 anos como artista, criando telas. Uma parte dos rendimentos foram destinados a instituições de caridade.

Amicta é uma espécie de larva que constrói casulos em madeira.

Uma vespa constroi ninhos incríveis usando fibras vegetais misturadas com sua própria saliva.

Estas larvas criam incríveis bolsas usando pedras, galhos e areia. O mais interessante, é que o artista francês Hubert Duprat criou jóias banhando as bolsas com ouro, pérolas, turquesa, rubis e safira.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Píton das Rochas

O píton-das-rochas, ou Piton das Pedras que é uma das maiores cobras do mundo, muitas vezes abandona as profundezas das florestas onde vive e segue a corrente de um rio até sua desembocadura. E nada bem. Durante o dia, esconde-se nos portos ou suas redondezas. A noite sai para procurar alimentos.
  Há muitas espécies de píton. Vivem desde a África até o sudeste asiático e a Oceania. Alimenta-se principalmente de roedores e aves, mas também são capazes de engolir um antílope pequeno ou um porco pequeno. A presa é esmagada e engolida inteira,e a digestão demora vários dias.
Nesse período, a cobra dorme, podendo ser capturada facilmente.
  Não oferece perigo ao homem, que é grande demais para ser comido. Por outro lado, é caçada pelo homem, que come sua carne. Na Índia, além do píton-das-rochas, existe o píton indiano.  Outras espécies menores- o píton-ametista, a cobra tapete e o woma --- ocorrem desde a Indonésia até a Austrália.
Filo: Chordata
Classe: Repitilia
Ordem: Squamata
Família: Boidae
 Características:
Comprimento: até 7,5m
Peso: até 120 kg.

Ninhada: de 10 a 100 ovos.

  As cobras tem um importante papel em seu meio ambiente, em sua casa será apenas uma criatura infeliz e inútil, as cobras matam suas presas por asfixia e muitas mortes de crianças por acharem elas mansas, são animais de sangue frio, e por mais que a trate com carinho elas não são dotadas de emoção, quando menos se espera, elas podem atacar por simples extinto selvagem, não compre animais de espécie nenhuma, se gosta de jaulas, se prenda a uma e sinta na pele como é se privar da liberdade de ir e vir para sempre.
  O VERDADEIRO CRIMINOSO AMBIENTAL NÃO É SÓ AQUELE QUE RETIRA AS CRIATURAS DE SEU HABITAT MAS, TAMBÉM QUEM AS COMPRA.
  NÃO EXISTEM ANIMAIS LEGALIZADOS A SEREM VENDIDOS, NEM UM HOMEM TEM ESSE DIREITO

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Formigas-correição andam em círculo até morrerem de exaustão. Verdade ou mito?

O som da marcha quebra o silêncio na mata. Os animais ficam agitados e começam a fugir. De repente, uma onda negra cobre o chão da floresta. São as formigas-correição. Elas se espalham por todos os lados em busca de comida, e fazem qualquer coisa para chegar até o seu objetivo.
Se existe um buraco no caminho, formam uma ponte; se encontram uma árvore, escalam; se acham alguma presa começa a carnificina. Não há escapatória. Até animais vertebrados sucumbem perante a força dos insetos. O exército da floresta é implacável! Mas há um ponto fraco. As formigas podem ficar aprisionadas em um círculo da morte.
A visão não tem uma grande importância na vida dessas formigas. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.
Quando uma correição sai para caçar, deixa uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas da mesma espécie. Se acham comida pelo caminho, o rastro é reforçado pelas operárias que se dirigem até o local. No momento em que o suprimento de alimento acaba, os insetos param de remarcar a trilha e o cheiro é dissipado.
No processo, algumas formigas podem acabar se perdendo e, para se reconectar com o grupo, procuram por uma trilha de feromônio. Mas, nessa jornada, podem acabar encontrando o próprio rastro e assim terminar andando em círculos – até morrem de exaustão. O fenômeno é mais comum em áreas abertas, onde o cheiro se dissipa mais rapidamente do que na floresta e as chances das formigas perderem a trilha original aumenta.
Então é verdade. O círculo da morte das formigas correição acontece na natureza.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Causas do Vômito Verde, Preto e Amarelo. O que significa a coloração do vômito?

 A cor e o aspecto de um vômito pode significar muito sobre algo que esteja acontecendo no seu organismo. Saiba tudo sobre.

vômito  é a maneira mais clara do nosso estomago expulsar algo que o nosso organismo rejeita. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde o mais simples até um motivo mais complexo que indique a presença de alguma patologia. É importante verificar o aspecto do vômito e de sua coloração, pois através dessas características é possível se aproximar de algum diagnóstico mais preciso. Saiba mais sobre o que acontece com nosso organismo ao vomitarmos, os tipos e o porque que isso acontece.

O que é?

O vômito nada mais é do que uma expulsão do conteúdo do estomago  através da boca. No vomito pode haver eliminação de alimentos ou não, isso irá depender se houve a ingestão de algo nas ultimas horas. Além do tempo, o causador do vômito que também será responsável pelo seu conteúdo e coloração.
Muitas pessoas confundem vomito com regurgitação. A regurgitação é no caso, quando há um retorno do conteúdo estomacal sem que haja contração muscular e normalmente não é associado a náusea, diferente do vômito. A regurgitação costuma ocorrer mais em bebês nos primeiros meses e em pessoas que apresentam refluxo gastroesofágico.

Causas

São inúmeras as causas que podem levar o indivíduo a vomitar. As mais comuns são:
  • Gravidez
  • Muita movimentação. No balançar de barcos, por exemplo.
  • Doenças do Ouvido
  • Enxaquecas
  • Doenças ou Infecções do cérebro
  • Infarto do miocárdio
  • Insuficiência Renal
  • Efeito colateral de diversos tipos de remédios
Quando alguém está com vontade de vomitar, sente automaticamente náuseas junto e muitas vezes preferem mudar de posição para a vontade passar ou então permanecer imóvel, até que se sinta melhor.

Coloração do vômito

Muitas pessoas após vomitar ficam imaginando o que está acontecendo de errado com seu organismo ao ver a coloração do seu vômito. Para cada causa o vômito é expulso com uma cor específica e com uma consistência também diferente.
Vômito verde, por exemplo, reflete que o indivíduo não possui nada no estomago e que há somente a produção de bile, que ao ser expulsa do estomago, sai na coloração esverdeada. Não só como vômito verde, mas muitas vezes o vômito amarelado também indica expulsando do suco gástrico ou da bile. No caso de um vômito com coloração mais escura, se aproximando da cor preta, são casos mais graves e que requerem uma atenção especial. Os vômitos de coloração mais escura indicam que pode haver hemorragia digestiva, pois o vômito sai escuro devido o sangue sofrer uma ação do suco gástrico, ficando com aspecto escuro, semelhante a borra de café. O vômito é normalmente um dos sintomas para mostrar que algo está errado com seu organismo.
 Tratamento
 Normalmente, os casos de vômitos melhoram espontaneamente em alguns dias, mas enquanto os episódios de vômitos estiverem acontecendo procure se manter bemhidratado, ingerindo muita água e ingerido também bastante soro caseiro. Além disso, para se recuperar aos poucos, evite comidas pesadas e vá comendo aos poucos e reacostumando o estomago a receber os alimentos, para que você não volte a vomitar, pois a comida pode ser rejeitada pelo estomago que irá se encontrar fragilizado. Fora tais cuidados, o tratamento pode ser medicamentoso, pois existem algunsmedicamentos que controlam as náuseas e que controlam os vômitos.

Testes que confundem o seu cérebro!!!

Potencial de inteligência

1º TESTE: 

Foi descoberto que o nosso cérebro tem um Bug. Aqui vai um pequeno 
exercício de cálculo mental !!!! Este cálculo deve fazer-se mentalmente 
(e rapidamente), sem utilizar calculadora nem papel e caneta!!! Seja 
honesto… faça cálculos mentais…
Tens 1000, acrescenta-lhe 40. Acrescenta mais 1000. Acrescenta mais 30 e 
novamente 1000. Acrescenta 20.. Acrescenta 1000 e ainda 10. Qual é total? 
  
.
.
.
(resposta abaixo) 
O teu resultado = 5000
A resposta certa e 4100 !!!!
Se não acreditar, verifique com a calculadora. O que acontece e que a 
sequencia decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para 
a mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).

2º TESTE:

Rápido e impressionante: conte, quantas letras ‘F’ tem no texto abaixo 
sem usar o mouse: 

FINISHED FILES ARE THE RE- 
SULT OF YEARS OF SCIENTIF- 
IC STUDY COMBINED WITH 
THE EXPERIENCE OF YEARS

Contou? Somente leia abaixo depois de ter contado os ‘F’.
OK?
quantos??? 3??? Talvez 4???
.. …
Errado, são 6 (seis) - não é piada! Volte para cima e leia mais uma 
vez! A explicação está mais abaixo
O cérebro não consegue processar a palavra ‘OF’.
Loucura, não? 
Quem conta todos os 6 ‘F’ na primeira vez é um ‘gênio’, 3 é normal, 4 é 
mais raro, 5 mais ainda, e 6 quase ninguém. 


3º TESTE:

 Sou Diferente? Faça o teste. 
Alguma vez já se perguntaram se somos mesmo diferentes ou se pensamos a  mesma coisa? Faça am este exercício de reflexão e encontrem a resposta!!! 

Siga as instruções e responda as perguntas uma de cada vez MENTALMENTE e  tão rápido quanto possível mas não siga adiante antes de ter respondido a anterior. 
E se surpreendam com a resposta!!!

Agora, responda uma de cada vez:

Quanto é:

15+6
….21…
3+56
….59…
89+2
…91…
12+53
……65…
75+26
….101….
25+52
….77…
63+32
….95….
Sim, os cálculos mentais são difíceis mas agora vem o verdadeiro teste. 
Seja persistente e siga adiante.
123+5
..128….

RÁPIDO! PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR!
…….
E siga adiante…
…….
Mais um pouco…
……..
Um pouco mais…
………
Pensou em um martelo vermelho, não é verdade??? Se não, você faz parte de 2% da população que é suficientemente diferente para pensar  em outra coisa.

98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício. 

Seja qual for a explicação para isso, mandem para seus amigos para que vejam se são normais ou não!! 
  

O nosso cérebro é doido !!! 
  
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê  anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa  cmoo um tdoo.  
  
Sohw de bloa. 
  
  
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua  mente leia corretamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! 

sábado, 21 de setembro de 2013

12 erros que estragam seu sono

1. Dormir com a TV ligada ou levar laptop, tablet e smartphone para a cama
O maior problema da televisão, do laptop, do tablet e do smartphone não é a distração que proporcionam, mas o tipo de iluminação que irradiam. “A luz branca artificial desses aparelhos inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela estimulação ao sono”, esclarece Denis Martinez, médico do sono e pesquisador de produtividade do CNPq. Dessa forma, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções.
2. Não desacelerar antes de ir para a cama
“É preciso ter uma rotina de recolhimento. Ir para a cama logo depois de uma atividade física ou mental intensa só trará frustrações, porque a pessoa não conseguirá dormir logo”, afirma Rizzo. Para evitar rolar na cama por horas, ele recomenda que sejam adotadas tarefas monótonas nas horas que antecedem o sono, como arrumar alguma coisa na casa (algo mínimo, não é para trocar os móveis de lugar) ou fazer palavras cruzadas e sudoku. 

3. Tomar bebidas com cafeína à noite
Refrigerante, café, chá e chimarrão contêm cafeína, um estimulante que atrasa a chegada do sono. “Além disso, a cafeína prejudica a qualidade das horas dormidas. O ideal é deixar essas bebidas de lado pelo menos uma hora antes de ir para a cama”, sugere Martinez.
4. Fumar pouco tempo antes de tentar dormir
Assim como a cafeína, a nicotina é estimulante. Se fumar for inevitável (mesmo sabendo de todos os malefícios que o cigarro causa à saúde), as últimas tragadas devem ser dadas no máximo uma hora antes de se recolher ao quarto.
5. Consumir bebidas alcoólicas à noite
De acordo com Rizzo, um dos maiores e mais antigos enganos é achar que um drinquezinho ajudará a ter uma noite de descanso profundo. “Embora relaxe a maioria das pessoas, o álcool proporciona um sono fragmentado, que não passa por todos os estágios. O resultado será muito cansaço no dia seguinte”, diz 

6. Ingerir calmantes ou relaxantes sem prescrição médica
Qualquer medicamento só deve ser utilizado com a orientação de um médico, mas mesmo assim há quem se arrisque a tomar um calmante ou relaxante muscular receitado a um amigo para tentar dormir. Rizzo não aprova a atitude e explica que “remédios só são considerados em último caso. Além disso, podem ter efeitos diferentes de pessoa para pessoa e, ao invés de ajudar a dormir, despertá-la ainda mais”.
7. Não preparar o ambiente
Um quarto barulhento, iluminado e mal climatizado não ajuda o sono de ninguém. Martinez dá a fórmula para o ambiente ideal: silencioso, escuro (com janelas e cortinas fechadas) e temperatura entre 17°C e 27°C.
8. Levar preocupações para a cama
“Cabeça cheia de problemas não deixa uma pessoa responsável dormir. Ela inevitavelmente ficará com os assuntos rodando no pensamento”, afirma Rizzo. Por isso, todos os e-mails devem ser enviados e todas as pendências do dia resolvidas antes de ir para a cama. É melhor ficar mais tempo acordado para garantir a mente tranquila na hora de deitá-la no travesseiro. 

9. Não encontrar sua posição ideal para dormir
Como cada corpo tem suas peculiaridades, Rizzo defende que não há uma regra quanto à posição para dormir. Mas encontrar a sua posição ideal, seja ela de bruços, em decúbito dorsal (com a barriga para cima) ou de lado, é essencial para uma boa noite de sono.
10. Ir para a cama com fome ou sede
“Em algum momento, a vontade de comer ou de beber um copo d’água será mais forte que o cansaço, e a pessoa levantará para fazer isso”, aposta Rizzo. Conclusão: sono interrompido e qualidade do descanso comprometida.
11. Ir para a cama logo depois de uma farta refeição
O sono é prejudicado por indisposição, tosse, ânsia e refluxo que podem surgir nessa situação porque, como esclarece Martinez, “a digestão é interrompida no momento em que a pessoa deita e a comida fica parada no estômago”. O ideal é fazer a última refeição do dia pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Não se preocupe com a chance de ter pesadelos, porém. “Isso é mito”, garante Rizzo. 

12. Não dar a devida importância aos seus problemas de sono
Em alguns casos, noites mal dormidas não são causadas apenas pela má higiene do sono. “Muita gente acha que dormir mal é uma bobagem que se resolverá com o tempo. Não é e pode acarretar em enfermidades mais perigosas, como problemas cardíacos”, alerta Martinez. Se a qualidade do descanso não melhorar mesmo com todos os cuidados cotidianos tomados, é indispensável procurar um médico especializado em distúrbios do sono para que o problema seja diagnosticado e tratado. 

COMO FUNCIONA O INCRÍVEL CORPO HUMANO - Por Ideias-Brilhantes

Nós, seres humanos, temos uma atração irresistível pelo nosso corpo. Em vários ramos da ciência, como anatomia, microscopia, fisiologia, neurologia, endocrinologia e biologia molecular, médicos e cientistas têm feito grandes descobertas - lentas, porém definitivas - sobre o seu complexo funcionamento.Com a apresentação dos Idéias-Brilhantes - pessoas pequenininhas de grandes idéias -, este livro traça um panorama leve, porém informativo, sobre os mais diversos aspectos que envolvem o incrível corpo humano. A anatomia e o DNA, a alimentação e o processo digestivo, a respiração e o soluço, o sangue e o sistema imunológico, as doenças e os diversos processos de cura, o esqueleto e os músculos, a função da pele e o poder do cérebro, os olhos e os ouvidos... Esses homenzinhos não se cansam nunca!Com a ajuda de milhares deles, é possível acompanhar todos os processos fisiológicos nos mínimos detalhes e descobrir como eles se interconectam para produzir a coisa mais impressionante jamais criada: o ser humano. São milhares de legendas e textos curtos que apresentam os detalhes de uma das máquinas mais complexas, sob uma perspectiva incomum.

O livro custa R$46,00 e quem quiser comprá-lo é só acessar o site :http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40468

Descontrair???

Olá pessoal... para deixar o blog um pouco mais "divertido", pensei em toda semana fazer uma postagem principal só que com minhas opiniões sobra ela...
Gostaria de saber o que acham disso...
Por Favor, deixem suas respostas nos comentários!!!

Por que bocejamos?

Há vários motivos para explicar o porquê de bocejarmos, mas nenhum tem 100% de consenso entre especialistas. O primeiro e mais comum deles é o sono. "O bocejo é um dos sintomas comportamentais de sonolência", diz a neurologista e professora da disciplina do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dalva Poyares. Nesse caso, o objetivo do corpo quando bocejamos é liberar a dormência absorvendo uma quantidade maior de oxigênio.
Mas outros fatores, como o tédio, a tensão e até a agitação, também podem fazer com que as pessoas abram aquele bocão. "O bocejo pode estar ligado também a alterações de substâncias que o organismo libera na nossa corrente sanguínea, como a acetilcolina e a dopamina", afirma a especialista. A acetilcolina é um neurotransmissor ligado à aprendizagem e à memória, já a dopamina tem um papel estimulante. Isso ajudaria a explicar porque bocejamos em situações diferentes daquelas em que estamos apenas com sono.

Contágio

Ainda não se sabe exatamente o motivo de sempre que vemos alguém bocejar, nós acabamos fazendo a mesma coisa. Mas há algumas teorias. Uma delas afirma que o bocejo poderia ser uma forma primitiva de comunicação. Um recurso que nossos ancestrais utilizavam para falar a outro indivíduo sobre a necessidade de manter a atenção em uma mudança no ambiente. Ao bocejar, o receptor estaria confirmando o recebimento da mensagem.

Por que urinamos mais nos dias frios?

Basicamente, porque suamos menos. Tanto a urina quanto a transpiração são meios de o corpo eliminar água e resíduos gerados no processo metabólico (como uréia e creatinina), além de minerais. “No frio, a eliminação pela pele é menor devido à vasoconstrição, ou seja, diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que, entre outras coisas, reduz o suor”, afirma o médico nefrologista Luiz Estevam Ianhez, chefe do setor clínico da Unidade de Transplante Renal do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Os hormônios que controlam a saída de líquidos pelos rins diminuem sua atividade quando a temperatura ambiente diminui e, além disso, há o aumento do metabolismo, processo que transforma os alimentos em energia e calor. Para manter a temperatura interna normal nessa época, o corpo necessita de mais comida e com isso há maior produção de resíduos a serem eliminados pela via urinária”, diz. No calor, urinamos entre 1 litro e 1,5 litro por dia, na média. Essa quantidade pode até dobrar num dia frio. Entretanto, isso varia de pessoa para pessoa, já que o tanto de urina produzido depende bem mais da porção de líquidos ingeridos ao longo do dia, independentemente da estação do ano.

Por que suamos frio quando sentimos medo?

Você está fazendo um passeio pela floresta e, de repente, um urso faminto sai da caverna correndo na sua direção. Seu coração quase salta pela boca e os pelinhos do seu braço ficam todos em pé. Suas pernas parecem que ganham um motorzinho e você corre como um atleta. Ao mesmo tempo, uma onda gelada percorre seu corpo e você sua frio. Tudo isso foi disparado pelo medo, que pegou você no susto!
Tudo bem, você pode não topar com um urso na floresta, mas um cachorro feroz em uma rua deserta talvez, não é mesmo? O suor frio é apenas uma das muitas reações de nosso organismo diante de uma situação de estresse ou ameaça.
Em consequência do medo, o nosso corpo sofre uma revolução. De maneira resumida, o cérebro sinaliza para o coração que é hora de acelerar, bombeando mais sangue – ah! e com muita adrenalina (substância que prepara o corpo para grandes esforços) – para os músculos, a fim de que eles funcionem melhor. Enquanto isso, por conta do excesso de sangue direcionado aos músculos, os órgãos do abdome e a pele passam a receber menos sangue, e é essa a razão pela qual a gente sente a sensação de frio na barriga, a pele gelada pelo suor e começa a tremer - brrrr!
Essa mudança brusca no funcionamento do corpo nos prepara para correr ou lutar, exatamente como acontecia com os homens das cavernas. Naquele tempo, eles precisavam conviver com animais enormes, como os ursos pré-históricos. Se eram pegos, ainda tinham alguma chance de escapar, por conta da pele molhada de suor, que ficava mais escorregadia, facilitando a fuga.
Hoje não precisamos mais fugir de ursos, mas outras situações nos fazem suar frio de medo, não é mesmo?



Como calcular a "idade humana" dos cães?

Quem nunca ouviu alguém dizer que para saber a idade humana de um cão basta multiplicar sua idade canina por sete? Porém este cálculo não é muito correto. Cada cão tem o seu próprio tempo de envelhecimento.

Tendo isso em mente, a BBC criou uma calculadora que vai ajudar os donos de cães a descobrirem uma idade mais aproximada do seu animal de estimação.

E para desvendar alguns mitos acerca da idade canina e dos hábitos de cada fase, conversamos com a consultora comportamental e adestradora do Cão Cidadão, Malu Araújo:
- Cada ano canino deve ser multiplicado por 7 para termos sua idade humana.

MITO:
 Como a diversidade de raças e tamanhos dos cachorros é grande, esse cálculo varia de acordo com o porte do animal. Inclusive outra informação que deve ser levada em consideração é que os cães envelhecem mais nos dois primeiros anos de vida, então para a maioria das raças um cachorro de 1 ano de vida, na idade humana terá mais ou menos 15 anos, aos 2 anos terá em torno de 23, 24 anos, a partir dos 3 anos é que esse cálculo muda, e ai cada um envelhece de acordo com o seu porte e tamanho.
- Quanto maior o porte do cão, mais rápido ele envelhece.
VERDADE: Para chegarmos a um cálculo mais preciso, a média (a partir dos 3 anos caninos) é: para cães de pequeno porte devemos multiplicar sua idade por 5, cães de porte médio por 6 e cães grandes em torno de 7 a 8 vezes.
- Não há diferenças na composição da ração. O que muda apenas é o tamanho dos grãos (menores para filhotes e maiores para adultos).
MITO: É muito importante que o filhote se alimente com ração específica, pois ela contém ingredientes para o desenvolvimento saudável do cãozinho. Ao atingir um ano a ração deve ser de adulto e a troca de uma pela outra deve ser feita gradualmente. Finalmente, na fase que o cão está mais velho, deve-se usar uma ração sênior, pois eles podem ter mais dificuldade em morder grãos grandes ou mais duros. Em cada fase da vida, o cão têm necessidades especiais que devem ser supridas para garantir que ele continuará saudável.
- Cães adultos e idosos devem fazer atividades físicas.
VERDADE: Todos os cães devem fazer atividade física, independente do porte ou idade eles precisam se exercitar. Os filhotes tem mais disposição e aguentam atividades mais intensas, um cão adulto deve-se levar em consideração a rotina diária de exercícios e não é recomendado apenas um dia de exercício intenso enquanto nos outros dias da semana o cachorro tem uma vida sedentária. Já os idosos também podem praticar exercícios, caminhar e brincar, mas de uma maneira adequada a sua idade, pois eles podem começar a apresentar dores nas articulações e músculos. Por isso é sempre importante conversar com o veterinário. Independente da idade fazer uma massagem no cão é indicado pois assim você aprenderá a conhecê-lo melhor e sentirá alguma alteração.
- Filhotes devem beber leite
MITO: Somente o leite da mãe, o leite de vaca tem muita lactose - substância que pode causar diarreia.
- Filhotes em desmame ou cães idosos devem ter suas rações amolecidas.
MITO: A ração é o alimento completo e balanceado para os cães, inclusive o atrito dos grãos nos dentes é necessário para auxiliar na limpeza. Filhotes na fase de desmame tem a necessidade de comer um alimento mais pastoso mas não é a ração amolecida, é um alimento específico para a fase. Os cães idosos podem apresentar um pouco de problema dentário que dificulta o triturar do grão, por isso a ração deve acompanhar a idade; rações sênior costumam ser mais macias e com grãos menores, para facilitar a mastigação. Logo, não devemos molhar a ração, muito menos com leite.
- Cães idosos não devem brincar para não se esforçarem muito.
MITO: O que você deve levar em consideração é como anda a saúde do seu cão. Se ele apresentar alguma alteração como displasia, não o faça correr atrás de uma bolinha (principalmente em um piso liso) pois, pode prejudicar esta condição ainda mais. No entanto, se ele está acostumado a uma rotina de passeio diário e não apresenta nenhuma alteração no retorno para casa, você pode sim continuar com os passeios e brincadeiras.
- Cães possuem comportamentos diferentes dependendo da sua faixa etária.
VERDADE: Filhotes de uma forma geral são mais ansiosos e por isso tem a tendência a fazer mais bagunça, destruir móveis e objetos; muitos também ainda não aprenderam o local correto de fazer as necessidades. Quanto aos adultos, as reclamações mais comuns são: cães que puxam para passear e cães reativos com pessoas ou outros animais. Já os idosos, estes podem apresentar algumas mudanças comportamentais.
- Não se pode ensinar truques a um cão adulto ou idoso.
MITO: Os cães aprendem em qualquer fase da vida. Filhotes aprendem com um pouco mais de facilidade, por isso ensinando o que se espera desde pequeno, evitamos que comportamentos errados apareçam. Ressalto que para entendê-los e fazer com que eles nos entendam, sempre vale a pena procurar um profissional especialista em comportamento para auxiliar a lidar com determinadas situações.

EUA estiveram perto de detonar bomba atômica na Carolina do Norte em 1961

Londres, 21 set (EFE).- A Força Aérea dos Estados Unidos esteve a ponto de detonar, acidentalmente, uma bomba nuclear de quatro megatons sobre a Carolina do Norte (EUA) em 1961, segundo documentos desclassificados divulgados neste sábado pelo jornal britânico "The Guardian".
No dia 23 de janeiro de 1961, duas bombas de hidrogênio Mark 39 foram lançadas acidentalmente sobre a cidade de Goldsboro. Elas caíram de um bombardeiro da Força Aérea americana, um B-52, que sofreu uma avaria em pleno voo quando sobrevoava esse estado americano.
Segundo a informação publicada pelo jornal britânico, cada uma das duas bombas tinha uma potência 260 vezes maior que a bomba lançada em Hiroshima (Japão) anos antes e uma delas teve o processo de detonação iniciado.
Apesar de o governo dos EUA ter reconhecido anteriormente esse acidente, nunca divulgou o quão perto a bomba esteve de ser detonada por acidente e, por outro lado, sempre negou que a vida dos cidadãos estivesse em perigo devido a erros nos sistemas de segurança.
Durante um problema no avião, uma das bombas foi lançada da aeronave como se tivesse sido ativada de propósito e foi um interruptor de baixa tensão o que permitiu evitar que ela explodisse e ocasionasse, segundo o "Guardian", uma catástrofe de dimensões monumentais.
Os documentos secretos foram obtidos pelo jornalista investigativo Eric Schlosser, que revelou que um explosivo desse tipo "teria mudado literalmente o curso da história" se tivesse sido detonado.
O repórter realizou a descoberta enquanto fazia pesquisas para seu novo livro que trata da corrida nuclear.
Durante o transcurso de suas pesquisas, Schlosser descobriu que entre 1950 e 1968, ocorreram pelo menos 700 acidentes "significativos" e incidentes, envolvendo 1.250 armas nucleares.
O "Guardian" afirmou também que o avião em questão realizava um voo rotineiro quando sofreu a avaria enquanto sobrevoava a Carolina do Norte e que, se a bomba tivesse explodido, o impacto teria afetado cidades como Filadélfia, Baltimore, Washington e a parte norte de Nova York.
Esse incidente ocorreu apenas três dias depois que John F. Kennedy pronunciou seu discurso de posse como presidente dos Estados Unidos.
Um responsável pelos mecanismos de segurança das armas nucleares do governo dos EUA, Parker Jones, reconheceu em um relatório divulgado oito anos depois que os explosivos não contavam com a segurança adequada. EFE

Termogênicos: derrube os mitos dos alimentos que emagrecem

Aliados do emagrecimento, amigos da dieta e queimadores de gordura são alguns dos termos mais usados em referência aos termogênicos. Dotados da capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão, eles se tornaram febre entre os que desejam perder peso. Mas de acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo, nem tudo que se fala sobre os termogênicos é bem explicado, sugerindo, muitas vezes, que a simples ingestão garantiria alcançar o corpinho tão desejado. Pimenta vermelha, canela, gengibre, café, abacaxi, chá verde e chá de hibisco são alguns dos exemplares mais famosos deste grupo. Para esclarecer como eles agem e quais os reais benefícios de seu consumo, listamos alguns dos principais mitos sobre os aclamados "alimentos que emagrecem":

Mito1: Termogênicos são obtidos exclusivamente na alimentação

Existem dois tipos de termogênicos: os naturais e os industrializados. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os naturais são aqueles que se apresentam da mesma forma como são encontrados na natureza, como é o caso do termogênico que obtemos comendo pimenta vermelha. "Os industrializados, por sua vez compreendem apenas o princípio ativo termogênico concentrado dentro de uma cápsula", explica.
Gordura abdominal - Foto Getty Images

Mito 2: Termogênicos eliminam a gordura corporal

"Termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia", explica a nutricionista Cátia. Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura, portanto, não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.
Mulher na balança - Foto Getty Images

Mito 3: Termogênicos levam à perda de peso, independente de alimentação e exercícios

De acordo com o nutrólogo Roberto, a ingestão isolada de termogênicos não levará à perda de peso significativa. "Se o indivíduo continuar ingerindo maiscalorias do que consegue queimar, o ponteiro da balança até irá aumentar", explica. Por isso, é fundamental incluir o termogênicos no dia a dia dentro de um contexto que conte com uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Somente desta maneira, o gasto calórico será potencializado e favorecerá o emagrecimento.
Mulher tomando chá na cama - Foto Getty Images

Mito 4: O ideal é consumir termogênicos antes de dormir

"O mais recomendado é ingerir termogênicos no período diurno, durante uma refeição ou antes de praticar exercícios", aponta o nutrólogo Roberto. Assim, o gasto calórico da digestão e da solicitação da força muscular será potencializado. Consumir termogênicos antes de dormir não é indicado, pois a otimização do processo de queima de calorias acelera o metabolismo e pode atrapalhar o repouso, causando insônia.
Mulher em consulta médica - Foto Getty Images

Mito 5: Termogênicos não têm qualquer contraindicação

Após receber o diagnóstico de hipertensão, uma das recomendações médicas em relação à alimentação é moderar no consumo de café. "Isso porque a bebida contém cafeína, termogênico que aumenta o metabolismo fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente", explica o nutrólogo Roberto. Tais efeitos tornam a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.
Suplementos - Foto Getty Images

Mito 6: Não é necessária indicação médica para tomar suplementos termogênicos

"Por ser contraindicado em alguns casos, o ideal é consultar um profissional antes de tomar suplementos termogênicos", afirma a nutricionista Cátia. Muitas vezes, o paciente nem desconfia de qualquer problema de saúde e descobre que sofre de hipertensão ou arritmia em consultas como essa.
Laranja - Foto Getty Images

Mito 7: Não existem frutas com poder termogênico

Embora os alimentos mais citados quando o assunto é termogênico sejam a pimenta vermelha, o gengibre e o chá verde, eles também estão presentes em frutas. "A casca da laranja é rica em termogênicos, disponíveis para consumo em suplementos", exemplifica o nutrólogo Roberto. O guaraná é outra fruta que também acelera o gasto calórico do corpo.
Café - Foto Getty Images

Mito 8: Quanto maior a ingestão de termogênicos, maior os benefícios

De acordo com a nutricionista Cátia, o ideal é consumir termogênicos diariamente, mas dentro de um limite estabelecido para que o aumento do metabolismo não se torne prejudicial. No caso do gengibre, ela recomenda uma fatia média ou uma colher de café da forma em pó. Quem prefere o abacaxi pode comer uma fatia após o almoço ou jantar ou então 200 ml de suco da fruta.