sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dicionário dos Sonhos

Sonhos criativos: As pessoas que tem sonhos criativos representam seus sonhos através da arte, como fotografia ou mesmo através de livros.

Sonhos lúcidos: É quando a pessoa está sonhando e sabe que está sonhando e conseguem dominam o que está passando no sonho como se estivessem dirigindo um filme. Algumas vezes as pessoas conseguem se encontrar com outras pessoas através de seus sonhos e quando acordam, desvendam que a pessoa com quem estava sonhando teve o mesmo sonho com as mesmas pessoas e as mesmas coisas. Incrível, não? 

Pesadelos: Sonhar com assombrações, fantasmas, monstros, significa que você está com medo de alguma coisa na vida real e que isto precisa ser encarado. Caso você tenha sonhado que estava preso em algum lugar, isso significa que você está encarcerado a uma situação na vida real.

Sonhos previsíveis: São sonhos em que a pessoa que está sonhando afirma que certos eventos irão acontecer futuramente.

Sonhos repetitivos: Caso você esteja sonhando com a mesma coisa várias vezes, isso pode dizer que existe algo que está preocupando você na vida real.

Sonhos sensuais: Todas as pessoas sonham sobre a sua sexualidade, especialmente quando estão passando pela fase da puberdade. É perfeitamente natural sonharmos com esse tipo de coisa em qualquer momento de nossas vidas.

Sonhar com filhos:O significado mais freqüente é um desejo de maternidade, ou, mas raramente de paternidade, no caso do sonhador ser homem. Ver um menino bonito é sinal de felicidade. Se estiver ferido ou doente, esta visão pressagia angústia e tristeza. Se o sonho mostra uma criança abandonada, sofrendo, o psiquismo do sonhador está ameaçado no futuro e a situação é ainda mais grave se a criança estiver morta. De modo geral é um sonho que indica mudanças nos seus planos; porém devem ser esperadas no sentido de que tudo vai melhorar. Sucesso em concursos e concorrências.

Sonhar com noivado:É um sonho que denota; noivado com casamento logo em seguida para você, caso seja solteiro, ou perda alguém de sua família. Se você já é casado- harmonia e paz na vida familiar.

Sonhar com cobra picando ou cobra morta:Se você estiver um sonho em que foi picado por uma cobra é sinal de dificuldades financeiras. 

Ver alguém sendo picado por cobra é garantia de que vencerá seus inimigos e indica sucesso na sua vida profissional em breve. 

O mesmo significado se aplica ao sonho em que você se vê matando uma cobra ( serpente ).

Sonhar com inimigo:Sob todos aspectos sonhar com inimigos denota- que você deve ter muito cuidado ao agir em seus negócios; os concorrentes estão de olho em você; questões na justiça.

Sonhar com enterro ou sendo enterrado:Sonhar com você está sendo enterrado - Corresponde a perigo de imobilização sob uma forma qualquer - sequestro ou prisão. 

Ser enterrado vivo - Significa que sofrerá calúnias ou qualquer outra desgraça. 

Enterro de alguém - notícias desagradáveis de parentes e amigos surgirão em breve. 

Ver o seu próprio enterro - você perderá um bom negócio, mas não lamente pois um melhor está por vir.

Sonhar com trovão:É de mau agouro esse sonho, pois denota- inimizades; brigas na família; desentendimentos com a pessoa amada; perda de bens e prejuízos de ordem econômica; cuidado com seu trabalho.

Sonhar com príncipe:Ver um príncipe - amigo de caráter nobre o ajudará numa questão de amor; romances novos em sua vida. 

Ser um príncipe - ascensão de posição social e profissional brevemente.

Sonhar com cegueira:Costuma indicar que na vida estamos agindo sem considerar todas as possibilidades ou pontos de vista. Enfatiza a necessidade de "ver" melhor.

Sonhar com nuvens:Indicam inquietudes, circunstâncias obscuras (falamos: "uma nuvem escura atravessou na sua vida"); daí que a chuva, principalmente se nos molha, normalmente esteja vinculada a preocupações. 
A intensidade das inquietudes ou circunstâncias pouco claras está relacionada ao aspecto das nuvens. Quanto mais escuras e revoltas, pior está o nosso panorama. 

Nuvens Brancas e leves em céu claro, elas anunciam aborrecimentos superficiais e passageiros. 

Nuvens Cinza e cobrindo todo o céu, indicam complicações sérias de saúde e negócios. 

Nuvens negras e de aspecto tempestuoso, serão precursor de discórdias, mas que embora, violentas, poderão ser apenas passageiras.

Sonhar com Whisky: Sonhar com uma garrafa de whisky indica que o setor de trabalho poderá sofrer com seus abusos. 

Tomar um gole indica saúde.

Não gostar dessa bebida sinaliza proteção demais em relação a certas amizades. 

Quebrar uma gar­rafa de whisky quer dizer desilusão afetiva.

Sonhar com peixes:Pescar peixes de água doce significa que se realizará um desejo acalentado no 
coração. 

Sonhos com peixes, são todos muito favoráveis, salvo raras exceções. 

Ver peixes bem vivos, pressagia êxito em todos os projetos. 

Comê-los evidencia uma vitalidade crescente.

Ver peixes mortos boiando na água, é inútil perseverar em suas intenções porque está destinado a cruel decepção. 

Encontrar um peixinho dentro de outro, representa nascimento. 

Peixes fora da água, num lugar diferente, simbolizam a queda de vitalidade de um indivíduo que não se encontra em seu elemento. 

Simplesmente ver peixes no sonho, significa mudança de residência; melhoras financeiras. 

Vê-lo nadando - problemas resolvidos rapidamente; lhe trarão segurança e estabilidade futura. Sorte no amor.

Sonhar com incêndio:Se você Sonhar com incêndio ou fogo, tente prestar atenção em todos os detalhes, pois neles estão contidos os significados desse sonho. 
Caso você tenha sonhado com incêndio, pode significar 2 fatos: ou que a pessoa que sonho tem a pureza ou que alguém cobiça suas posses. 

Mas também, se a pessoa que sonha vê algum incêndio significa que ela pode sofrer por amor, seja um amor não correspondido ou até mesmo alguém que já ama e que irá lhe decepcionar.

Caso no sonho a casa de quem sonha estiver pegando fogo é sinal de que a inveja de outras pessoas pode atrapalhar muito a vida profissional de que está sonhando. 

Você deve ter muito cuidado no trabalho quando sonhar com casa pegando fogo. Se a pessoa que sonha conseguiu apagar algum incêndio significa que ela conseguirá superar as crises da vida pessoal e será feliz para sempre, esta é a forma que o inconsciente tem para lhe dizer que você irá conseguir apagar algo que está queimando, que está destruindo sua vida. 

Porém o incêndio pode significar também amor ardente e sufocante para quem está sonhando. 

Se ao sonhar com fogo você se sentir sufocado, triste, se for um fogo de destruição, um fogo maligno, então a mensagem é negativa, a indicação de algo ruim. 

Contudo se for um fogo amigo, um fogo bonito, se você estiver feliz no sonho ao ver o fogo, se for um fogo que acesse, então o significado já é positivo, principalmente para o campo afetivo e também do amor. 

Sonhar com lobo:Indica falta de confiança em si mesmo, não saber o que se quer realmente (sobretudo acompanhado de emoções relacionadas com a insegurança) É sinal de êxito nos projetos; todos empreendimentos serão bem-sucedidos; recompensa de pessoas superiores; porém tenha cautela com seus rivais.

Sonhar com dentes:Significado de sonhar com dente caindo, cariados  cheirosos, brancos, brilhantes, quebrado. Sonhar com dentes pode significar muitas coisas:

Significado de sonhar com dente caindo:
Sonhar com dentes caindo simboliza a morte de familiares. Porém, se o dente cai na mão, isso indica que um novo membro da família nascerá em breve. Quando a pessoa sonha que todos os dentes caem, pode significar que ela será a última do seu círculo familiar a morrer.

Significado de sonhar com dentes cariados:
Na astrologia sonhar com dentes sonhar com dentes cariados simboliza possíveis problemas no ambiente de trabalho.

Significado de sonhar com dentes mal cheirosos:
Na astrologia sonhar com dentes mal cheirosos simbolizam possíveis discussões familiares.

Significado de sonhar com dentes brancos, fortes e brilhantes:
Na astrologia sonhar com dentes brancos, fortes e brilhantes (dentes saudáveis) simboliza sucesso e confiança.

Significado de sonhar que está com dor de dentes:
Na astrologia sonhar que está com dor de dentes significa que é preciso tomar cuidado para não cometer injustiças, para que no futuro não tenha remorsos.

Significado de sonhar que vai ao dentista:
Na astrologia sonhar que vai ter uma consulta no dentista, significa um prospero período de sorte.

Significado de sonhar com dentes quebrados:
Na astrologia sonhar com dentes quebrados significa problemas relacionados a relação amorosa.

Sonhar que escova os dentes em sonho: é sinal de que todos os obstáculos irão se afastar, dando lugar à tranqüilidade.

Sonhar que palita os dentes em sonho:  previna-se contra traição.

Sonhar que esta usando fio dental:  espere sorte e dinheiro em sua vida.

Sonhar que vê o nervo de um dente:  período de muita sorte.

Sonhar com dentista indica muita sorte no seu caminho. Próteses dentárias, independente de estarem sendo usadas por você, significam que você contará com a ajuda de outras pessoas quando estiver passando por dificuldades.

A extração de dentes estragados significa grandes oportunidades na vida profissional. Por outro lado, quando os dentes extraídos no sonho são dentes saudáveis, é melhor ter cautela e evitar atitudes precipitadas.

Se você se vê escovando os dentes, saiba que aquilo que obstrui seu caminho será afastado em breve. Sonhos em que você se vê usando aparelho nos dentes indicam que o momento é propício para colocar idéias em prática. Já os dentes obturados simbolizam renovação e a chegada de bons tempos.

Sonhar com freiras:Vê-las - infelicidade no amor; rompimento de namoro ou noivado; tenha cautela em suas decisões. 

Sonhar conversando com Freiras - evite dar conselhos; você será responsabilizado por decisões alheias.

Sonhar com dívidas:Pagá-las - você terá entendimentos rápidos e lucrativos em seus empreendimentos. 

Recebê-las - você terá o agradecimento de várias pessoas por serviço ou conselho prestado.

Por que algumas vezes choramos de tanto rir?

Rimos na alegria e choramos na tristeza, certo? Não exatamente. As duas ações e sensações podem se misturar. O motivo não é completamente compreendido por especialistas, mas nós podemos chorar de tanto rir e até rir quando estamos com vontade de chorar.
Uma das explicações é que tanto rir como chorar acontecem durante momentos de alta tensão emocional, segundo o psicólogo da Universidade de Maryland, Estados Unidos, Robert Provine, em entrevista ao site Lifes Little Misteries.
De acordo com ele, a mesma área do cérebro humano é responsável pelo choro e pelo riso. Lesões nessas partes do cérebro são relacionadas, inclusive, a uma síndrome conhecida por Risadas e Choros Patológicos (PLC, na sigla em inglês), que é caracterizada por incontroláveis acessos destas ações. Como a mesma lesão causa tanto lágrimas como risadas é possível que essas ações estejam intimamente relacionadas.
Outra explicação é que existem lágrimas resultantes de fortes movimentos corporais, como risadas vigorosas. Essas lágrimas são consideradas reflexivas porque resultam de fatores externos e não de emoção. Contudo, são lágrimas que surgem depois de rirmos.

domingo, 13 de outubro de 2013

Sete doenças genéticas raras

Algumas demoram anos para se manifestar, outras podem provocar a morte até poucos dias depois do nascimento. As mais raras doenças conhecidas pelo homem são aquelas causadas por “problemas de fábrica” – doenças genéticas, provocadas por anormalidades em genes e cromossomos. O National Human Genome Research Institute, nos EUA, conduz pesquisas que ajudam a entender melhor as causas destas doenças e o seu tratamento, e mantém em seu banco de dados vasta informação sobre avanços e descobertas. A SUPER listou 7 destas raras doenças genéticas – conheça-as:
1. Síndrome de Chediak-Higashi
Menos de 200 pessoas no mundo foram identificadas com este distúrbio genético que afeta o sistema imunológico, impedindo o corpo de se defender de vírus e bactérias. Além das sérias infecções que geralmente provocam a morte dos pacientes ainda na primeira década de vida, os afetados pela Síndrome de Chediak-Higashi também são albinos e sofrem com hemorragias. Acredita-se que a doença é causada por uma mutação no gene responsável pela regulação do transporte de materiais dentro dos lisossomos, responsáveis por destruir substâncias tóxicas presentes nas células. No entanto, como o quadro clínico da doença ainda não foi completamente composto, a condição permanece enigmática.

2. Alcaptonúria
Esbarrar por acaso com alguém que sofre desta rara doença genética não é fácil: a alcaptonúria afeta apenas 1 pessoa em cada 1.000.000 de nascimentos. O quadro clínico é causado por uma deficiência da enzima oxidase do ácido homogentísico, ácido tóxico resultante do metabolismo da tirosina, um aminoácido importante para construção de blocos de proteínas. O resultado da ausência dessa enzima é o acumulo do ácido no organismo, principalmente em tecidos conectores, o que causa artrite e fraturas ósseas. Para identificar a doença, um dos principais indícios é a presença do ácido homogentísico na urina, que faz com que ela fique escura quando em contato com o oxigênio. Problemas no coração, pedras nos rins e na próstata são alguns dos outros sintomas causados pela Alcaptonúria.

3. Síndrome de Hermansky-Pudlak
A mutação de pelo menos oito genes está ligada ao desenvolvimento da Síndrome de Hermansky-Pudlak, doença mais frequente em Porto Rico e nos Alpes suíços, que afeta entre 1 em 500.000 e 1 em 1.000.000 de indivíduos no mundo. Além de enfrentarem problemas no funcionamento dos pulmões, intestino, rins e coração, os afetados pela Síndrome sofrem também com a diminuição na pigmentação da pele (que causa albinismo) e problemas de sangramento devido a uma deficiência no armazenamento de plaquetas – que, como você aprendeu nas aulas de biologia, são fundamentais para a coagulação do sangue.

4. Síndrome de Bardet-Biedl
Obesidade, polidactilia (dedos extras nos pés ou nas mãos), deficiências no aprendizado, diabetes, doenças renais e malformações cardíacas – estes são alguns dos sintomas nada agradáveis da Síndrome de Bardet-Biedl (BBS), que atinge aproximadamente 1 pessoa a cada 160.000 nascimentos. Apesar de a doença ter sido descrita há mais de 80 anos, apenas recentemente foi descoberto que a BBS pode ser causada por mutações em pelo menos 12 genes, e o National Human Genome Research Institute conduz atualmente estudos para entender melhor suas causas e desenvolvimento.

5. Doença de Gaucher
Uma deficiência na enzima beta-glicosidase, responsável por digerir os lipídios presentes no interior das células, é responsável pelo desenvolvimento da Doença de Gaucher. Sem essas enzimas, o acúmulo dessas substâncias danifica órgãos e tecidos. Aproximadamente 1 em cada 100.000 pessoas é afetada pela doença genética que, além de provocar o aumento do fígado e do baço e a diminuição de plaquetas, pode causar doenças ósseas, cirrose, fibrose e desconforto abdominal. Em casos onde a doença se desenvolve antes do nascimento ou na infância, pode causa inchaço, anormalidades na pele e sérios problemas neurológicos, geralmente levando à morte.

6. Leucodistrofias
Se você assistiu ao filme O Óleo de Lorenzo provavelmente já conhece um pouco sobre os problemas causados pela leucodistrofia, distúrbio genético que causa a destruição da bainha de mielina – película que protege os nervos e permite os impulsos nervosos. No longa-metragem, lançado em 1992 e inspirado em fatos reais, o garoto Lorenzo sofre com adrenoleucodistrofia (também conhecida como ADL), uma leucodistrofia que atinge aproximadamente 1 em cada 50.000 indivíduos. Apesar do óleo apresentado no longa ajudar a adiar ou reduzir os efeitos da doença, não existe ainda um tratamento definitivo para as leucodistrofias e estudos estão sendo conduzidos atualmente para entender melhor suas causas. Entre os sintomas da doença estão problemas de percepção, disfunção adrenal, perda da memória, da visão, da audição, da fala, deficiência de movimentos e demência.

7. Doença de Huntington
Você já deve ter ouvido por aí, mas saiba que lá vem um pequeno spoiler: Remy Hadley, personagem do seriado House mais conhecida como Treze, é portadora de uma rara doença genética que atinge 3 ou 7 pessoas a cada 100.000. A integrante da equipe do temperamental doutor-detetive sofre com um distúrbio neurológico hereditário e degenerativo causado por uma mutação genética no cromossoma 4. Este defeito tem como resultado a malformação da proteína “huntington”, que se acumula no cérebro e causa a morte das células nervosas na área responsável pela coordenação de movimento, e no córtex, que controla a percepção, pensamento e memória – funções que são mais freqüentemente afetadas com a progressão da doença cujos sintomas geralmente aparecem na vida adulta.

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson ou mal de Parkinson, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para osmúsculos do corpo humano. Não somente os neurônios dopaminérgicos estão envolvidos, mas outras estruturas produtoras de serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na gênese da doença. O nome "Parkinson" apenas foi sugerido para nomear a doença pelo grande neurologista francês Jean-Martin Charcot, como homenagem a James Parkinson.
A doença de Parkinson é idiopática, ou seja é uma doença primária de causa obscura. Hádegeneração e morte celular dos neurónios produtores de dopamina. É portanto uma doença degenerativa do sistema nervoso central, com início geralmente após os 50 anos de idade. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes visto que sua prevalência situa-se entre 80 e 160 casos por cem mil habitantes, acometendo, aproximadamente, 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade.
É possível que a doença de Parkinson esteja ligada a defeitos sutis nas enzimas envolvidas na degradação das proteínas alfanucleína e/ou parkina (no Parkinsonismo genético o defeito é no próprio gene da alfanucleína ou parkina e é mais grave). Esses defeitos levariam à acumulação de inclusões dessas proteínas ao longo da vida (sob a forma dos corpos de Lewyvisiveis ao microscópico), e traduziriam-se na morte dos neurónios que expressam essas proteínas (apenas os dopaminérgicos) ou na sua disfunção durante a velhice. O parkinsonismo caracteriza-se, portanto, pela disfunção ou morte dos neurónios produtores da dopamina no sistema nervoso central. O local primordial de degeneração celular no parkinsonismo é a substância negra, presente na base do mesencéfalo.
Embora seja mais comum em idosos, a doença também pode aparecer em jovens. Um britânico de 23 anos já foi diagnosticado com Parkinson e seus sintomas iniciaram com um pequeno tremor na mão aos 19 anos de idade.
Há mais de um milhão de sofredores só nesse país. Noutros países desenvolvidos a incidência é semelhante. A idade pico de incidência é por volta dos 60 anos, mas pode surgir em qualquer altura dos 35 aos 85 anos.
James Parkinson, médico que deu nome à doença.
O Mal de Parkinson é uma doença que ocorre quando certos neurônios morrem ou perdem a capacidade. O indivíduo portador de Parkinson pode apresentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, dificuldade de se equilibrar e de engolir. Como esses neurônios morrem lentamente, esses sintomas são progressivos no decorrer de anos.
No Brasil apenas 10% dos pacientes com parkinson desenvolvem demência enquanto em outros países os números variam entre 20 e 40%.






Manifestações clínicas

A Doença de Parkinson é caracterizada clinicamente pela combinação de três sinais clássicos: tremor de repouso, bradicinesia e rigidez. Além disso, o paciente pode apresentar também: acinesia, micrografia, expressões como máscara, instabilidade postural, alterações na marcha e postura encurvada para a frente. O sintoma mais importante a ser observado é a bradicinesia.
Os sintomas normalmente começam nas extremidades superiores e são normalmente unilaterais devido à assimetria da degeneração inicial no cérebro.
A clínica é dominada pelos tremores musculares. Estes iniciam-se geralmente em uma mão, depois na perna do mesmo lado e depois nos outros membros. Tende a ser mais forte em membros em descanso, como ao segurar objetos, e durante períodos estressantes e é menos notável em movimentos mais amplos. Há na maioria dos casos mas nem sempre outros sintomas como rigidez dos músculos, lentidão de movimentos, e instabilidade postural (dificuldade em manter-se em pé). Há dificuldade em iniciar e parar a marcha e as mudanças de direção são custosas com numerosos pequenos passos.
O doente apresenta uma expressão fechada tipo máscara sem demonstar emoção, e uma voz monotônica, devido ao deficiente controle sobre os músculos da face e laringe. A sua escrita tende a ter em pequeno tamanho (micrografia). Outros sintomas incluem deterioração da fluência da fala (gagueira), depressão e ansiedade, dificuldades de aprendizagem, insônias, perda do sentido do olfato.
O diagnóstico é feito pela clínica e testes musculares e de reflexos. Normalmente não há alterações nas Tomografia computadorizadacerebral, eletroencefalograma ou na composição do líquido cefalorraquidiano. Técnicas da medicina nuclear como SPECTs e PETspodem ser úteis para avaliar o metabolismo dos neurónios dos núcleos basais.
Por outro lado, os sintomas cognitivos, embora comumente presentes na DP, continuam a ser negligenciados no seu diagnóstico e tratamento. Existem evidências de distúrbios nos domínios emocional, cognitivo e psicossocial,destacando-se: depressão,ansiedade; prejuízos cognitivos e olfativos; e, em particular, a demência na DP.
A incidência de demência na DP é seis vezes maior do que na população geral, e a prevalência varia entre 10% a 50%. Caracteriza-se por redução ou falta de iniciativa para atividades espontâneas; incapacidade de desenvolver estratégias eficientes para a resolução de problemas; lentificação dos processos mnemônicos e de processamento global da informação; prejuízo da percepção visuoespacial; dificuldades de conceitualização e dificuldade na geração de listas de palavras. O reconhecimento precoce desses sintomas e seu tratamento são fatores cruciais para uma melhor abordagem clínica da DP.

Tratamento Psicológico

90% das pessoas com Parkinson sofrem também com algum outro transtorno psiquiátrico em algum momento  . Dependendo do caso esses transtornos podem tanto ter colaborado para o desenvolvimento quanto serem consequência da doença ou mesmo não terem relação direta, essas três possibilidades tem embasamento científico. Mas independente de serem causa, consequência ou coincidentes, os distúrbios cognitivos, transtornos de humor e transtornos de ansiedade frequentes causam grandes prejuízos na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. O transtorno mais comum foi a depressão nervosa, identificada em 32% dos casos, e responsável por agravar os problemas motores, de sono, alimentares e de dores.
Diversos medicamentos psiquiátricos, inclusive o anti-depressivo mais usado (fluoxetina), podem agravar os sintomas do Parkinson  , ressaltam a importância do acompanhamento feito por psicológos para melhorar a qualidade de vida do paciente e especialmente de seus cuidadores. Várias grandes cidades possuem serviços de saúde voltados para o idoso e que incluem serviços de apoio psicológico ao portador de parkinson e seus cuidadores como a Associação Brasil Parkinson:, a ABRAZ: e a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson 
Como antidepressivos pioram a funcionalidade do paciente uma opção é a estimulação magnética transcraniana (EMT) porém ela é cara e de difícil acesso. Uma opção semelhante e mais acessível é a eletroconvulsoterapia.

Tratamento Fisioterapêutico

Fotografia de 1892 de um paciente com Parkinson.
O tratamento fisioterapêutico atua em todas as fases do Parkinson, para melhorar as forças musculares, coordenação motora e equilíbrio. O paciente com Parkinson, geralmente está sujeito a infecções respiratórias, que ocorrem mais com os pacientes acamados. Nestes casos a fisioterapia atua na manutenção da higiene brônquica, estímulo a tosse, exercícios respiratórios reexpansivos. Em casos mais graves,em que há comprometimento da musculatura respiratória, é indicado o tratamento com aparelhos de ventilação mecânica e respiradores mecânicos não invasivos, visando a otimização da ventilação pulmonar, com conseqüente melhora do desconforto respiratório.
Evidências clínicas dos efeitos do exercício físico ou reabilitação para indivíduos com DP são geralmente associadas às intervenções com probabilidade de exercer impacto sobre escalas clínicas – estadiamento de Hoehn e Yahr, UPDRS (Unified Parkinson's Disease Rating Scale) – ou limitações funcionais – marcha, subir/descer escadas, levantar da cama/cadeira, prevenção de quedas (CRIZZLE e NEWHOUSE, 2006). O treinamento de resistência muscular localizada e equilíbrio aumentaram a força muscular, a postura e a orientação espacial de pacientes com DP (HIRSCH et al., 2003). O treinamento em esteira ergométrica (MIYAI et al, 2002), a fisioterapia (NIEWBOER et al., 2001) e esportes adaptados (KURODA et al., 1992) diminuíram a gravidade da doença pela escala UPDRS. Pacientes com DP que praticam exercícios apresentaram menores índices de mortalidade do que os sedentários (REUTER et al., 1997).
Em vários estudos clínicos foi observada ligeira predominância do sexo masculino, porém existem algumas questões sobre a forma de seleção dos pacientes. Em trabalhos que calcularam a prevalência e incidência da doença de Parkinson , não foi demonstrada diferença significativa em relação ao sexo quanto ao risco de contrair a doença. O aumento da esperança de vida não modificou de forma importante o número de parkinsonianos, permanecendo a prevalência da doença bastante estável desde o início do século.

A Alimentação na Doença de Parkinson

Conforme referido anteriormente, a doença de Parkinson é caracterizada por degeneração de neurônios pigmentados da substância negra, localizados nos gânglios da base cerebral, e os sintomas resultantes refletem a depleção do neurotransmissor dopamina. Se o processo é desencadeado por algo no meio ambiente, por uma falha genética ou pela combinação de ambos não está claro, embora um defeito no cromossomo 4 tenha sido recentemente apontado como uma causa em alguns casos.
De evolução lenta e quase sempre progressiva, a doença de Parkinson apresenta, nos indivíduos, sintomas clínicos que incluem tremor, rigidez, acinesia, lentidão de movimentos (bradicinesia) e alteração da postura. Sintomas não motores podem aparecer também. Estes incluem sudorese excessiva ou outros distúrbios do sistema nervoso involuntário e problemas psíquicos como depressão e, em estágios mais avançados, demência. Segundo COHEN (1994), 15 a 25% dos idosos, em geral, que apresentamdepressão, desenvolvem sintomas psiquiátricos que podem comprometer o estado nutricional.
A acinesia e os distúrbios correlatos, já mencionados, interferem decisivamente nos atos motores básicos como a marcha, a fala e nas atividades que requerem a conjugação de atos motores como o vestir-se, a higiene corporal e a alimentação. À medida que a doença evolui, o paciente vai se tornando mais lento e mais enrijecido. A rigidez das extremidades e o controle da posição da cabeça e do tronco podem interferir com a capacidade do paciente de cuidar de si mesmo, inclusive quanto à alimentação. O ato de se alimentar torna-se mais lento e os movimentos simultâneos, tais como, aqueles necessários para manusear os talheres, mostram-se difíceis. Esses sintomas levam muitas vezes o parkinsoniano a um grau considerável de dependência em relação a seus familiares. Além desses, o paciente apresenta também dificuldade de deglutição, da motricidade gástrica e esofagiana, constipação intestinal, problemas vasomotores, da regulação arterial, edemas, dificuldade de regulação da temperatura corporal, perturbações do sono e perda de peso.

A doença de Parkinson e o uso de agrotóxicos

São crescentes as indicações de correlação entre o uso de agrotóxicos e o aumento no risco de desenvolvimento da doença da Parkinson. Nos Estados Unidos a doença de Parkinson é mais comum entre homens do meio rural do que em outros grupos demográficos, o que pode ser explicado pela maior possibilidade de exposição aos agrotóxicos. Estudo realizado por pesquisadores do University of Texas Southwestern Medical Center e publicado pela revista Archives of Neurology, sugere que pessoas com doença de Parkinson possuem níveis mais elevados do inseticida ß-hexaclorociclohexano (ß-HCH) no sangue do que as pessoas saudáveis. O inseticida foi encontrado em 76% das pessoas com Parkinson (contra m 40% das pessoas saudáveis do grupo de controle e 30% das pessoas com doença de Alzheimer).
Os pesquisadores testaram o sangue dos participantes para 15 conhecidos agrotóxicos organoclorados. Estes agrotóxicos, dentre os quais o conhecido DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano), foram amplamente utilizados nos EUA desde a década de 1950 até os anos 1970 e persistem no ambiente durante anos. No organismo, essas substâncias se dissolvem em gorduras, podendo causar danos no sistema nervoso. Embora o estudo aponte para uma relação direta entre o inseticida HCH (hexaclorociclohexano) e a doença de Parkinson, os pesquisadores acreditam que outros pesticidas e contaminantes ambientais podem estar entre as causas do desenvolvimento da doença.
Outra pesquisa recente (Nitratos podem ser acionadores ambientais de Alzheimer, diabetes e doença de Parkinson) sugere uma associação entre os nitratos presentes em nosso meio ambiente e o aumento das mortes por doenças insulino-resistentes, incluindo doença de Alzheimer, a diabetes mellitus, a doença de Parkinson e a esteatose hepática não-alcoólica.

Prognóstico

O curso é progressivo ao longo de 10 a 25 anos após o surgimento dos sintomas. O agravamento contínuo dos sintomas, para além da importância da dopamina para o humor, levam a alterações radicais na vida do doente, e à depressão profunda freqüentemente.
A síndrome de Parkinson não é fatal mas fragiliza e predispõe o doente a outras patologias, como pneumonia de aspiração (o fraco controle muscular leva a deglutição da comida para os pulmões) e outras infecções devido à imobilidade.

Outra meta atingida!!!

Atingimos a meta de 400 visualizações nos EUA!!!
A próxima é atingir as 150 em Portugal!!!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

As 10 doenças mais estranhas do mundo

10. SÍNDROME DE LOBISOMEM
Quando começaram a aparecer tufos peludos no rosto da pequena Abys DeJesus, de dois anos, os médicos disseram que ela sofria de uma condição chamada de Síndrome de Lobisomem ou Hipertricose. A doença tem este nome por que as pessoas com ela têm aparência de lobisomem, exceto pelos dentes e garras afiadas. No México, os homens de uma grande família têm pelos cobrindo seus rostos e torsos. Dois irmãos receberam convite para participar do famoso seria de TV Arquivo X, mas eles recusaram a oferta.
doença estranha
9. FAMÍLIA AZUL
doença estranha
Uma numerosa família conhecida como as “pessoas azuis” viveram nas montanhas ao redor de Troublesome Creek no Kentucky, EUA, até a década de 1960. A maioria deles passou dos 80 anos de idade, sem doenças sérias, mas apenas a pele azul. O traço foi passado de geração em geração. Pessoas com essa condição tem uma pele azulada e às vezes quase roxa.
8. PICA: VONTADE DE COMER COISAS ESTRANHAS
É uma condição rara entre seres humanos de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diferentes tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc. Não foi encontrada causa real ou cura para a condição.
7. DOENÇA DOS VAMPIROS
A porfíria ou Doença Vampiros leva muitas pessoas a viajar grandes distâncias para evitar o Sol. Em alguns casos, se eles tomam luz direta do Sol surgem instantaneamente bolhas na pele. Não, eles não são vampiros de verdade: não bebem sangue ou dormem em caixões. Mas sofrem de sintomas vampirescos.
6. SÍNDROME DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
doença estranha
Também conhecida como despersonalização, é uma desorientação neurológica que afeta a percepção visual humana. Os pacientes percebem outras pessoas, animais e objetos inanimados como menores do que são em realidade. Geralmente o objeto percebido parece estar bem longe e extremamente próximo ao mesmo tempo. Por exemplo, o cão da família pode aparentar o tamanho de um rato ou um carro normal do tamanho de um de brinquedo. Isso leva a uma forma específica da condição chamada Visão Lilliputiana ou Alucinações Lilliputianas, nomeadas por causa das pequenas pessoas nas viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. O problema é exclusivamente de percepção, a mecânica dos olhos não é afetada, apenas a interpretação feita pelo cérebro das informações que passam por eles.
5. LINHAS DE BLASCHKO
doença estranha
É um fenômeno extremamente raro e inexplicável da anatomia humana apresentada primeiramente em 1901 pelo dermatologista alemão Alfred Blaschko. Não é uma doença e não é o sintomas previsível de qualquer doença. Se imagina que a causa da condição seja causada por mosaicismo pois não corresponde aos sistemas linfático, muscular ou nervoso. O que as torna ainda mais incríveis é que elas são praticamente iguais em cada paciente, normalmente formando um formato de “V” sobre a espinha e “S” sobre o peito, estômago e laterais. Se teoriza que as linhas definam as áreas naturais de crescimento entre as células originais do embrião e mais tarde dos adultos maduros.
4. SÍNDROME DO CADÁVER AMBULANTE
É uma síndrome de depressão mental e tendências suicidas na qual o paciente reclama ter perdido tudo: posses, parte ou o corpo todo, freqüentemente acreditando que é um cadáver ambulante. Essa ilusão é comumente expandida a um nível em que o paciente acredita sentir o cheiro de sua própria carne podre e sente vermes se arrastando pela sua pele. Pode ser causado também pela experiência recorrente de pessoas com privação crônica de sono ou sofrendo psicose induzida por cocaína ou anfetamina. Paradoxalmente, estar “morto” comumente dá noção ao paciente de ser imortal.
3. FRANCÊS SALTADOR DO MAINE
Essa é uma condição originalmente descrita por G. M. Beard em 1878. É o resultado de um reflexo de susto exagerado e foi primeiramente observado em lenhadores franco-canadenses em Moosehead Lake, no estado do Maine (EUA). Não está claro ainda se a doença teria causa neurológica ou psicológica.
O “Francês Saltador” reage anormalmente a estímulos repentinos. Beard relatou, por exemplo, pessoas que obedeciam a qualquer comando dado de maneira repentina, até mesmo bater em um familiar e repetir descontroladamente frases desconhecidas ou em outros idiomas. Beard também observou que a condição era comumente compartilhada com um familiar, sugerindo que seria herdada.
2. PROGÉRIA: CRIANÇAS ANCIÃS
A Progéria é causada por um único minúsculo defeito no código genético da criança, mas tem efeitos devastadores para a vida dela. Uma criança nascida com esta doença geralmente não chega aos 13 anos de idade. Desde a primeira idade seus corpos aceleram o processo normal de envelhecimento, eles sofrem terríveis sintomas, comumente incluindo calvície, doença cardíaca, osteoporose e artrite. A Progéria é extremamente rara afetando apenas um em cada 8 milhões de nascimentos. No entanto há uma família que tem cinco crianças com a doença.
doença estranha
1. ELEFANTÍASE: PERNA DE ELEFANTE
doença estranha
Elefantíase é a doença causada pelos nematóides que se alojam nos vasos linfáticos, causando linfedema. A doença é também chamada de como elefantíase, por causa do aspecto de perna de elefante do paciente com a forma avançada desta doença. Quando o parasita obstrui o vaso linfático, o edema é irreversível, portanto deve ser dada grande importância à prevenção com mosquiteiros, repelentes e evitando o acúmulo de água parada.

Meta alcançada novamente!!!

Se lembram o nosso objetivo que era atingir as 3000 visualizações no total???
Conseguimos!! estando hoje, nesse dia 10/11/2013, as 19:43 hrs. 3014 visualizações!!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A mulher mais elástica e bizarra do mundo. Olha só o que ela faz!

Chama-se Leilani Franco a mulher apontada como  maior contorcionista do mundo. Ela  tem três recordes mundiais do Guinness. Pratica as artes do corpo de elástico desde os seis anos e consegue coisas que até Deus duvida. Uma delas: comer e servir chá com os pés.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

25 curiosidades envolvendo mulheres no mundo

1 - As pernas mais longas do mundo
pernas mais longas do mundo
   Svetlana Pankratova possui as pernas mais longas do mundo, com cerca de 132 centímetros. O senhor Pingping, o menor homem do mundo (na época da lista, porque “encontraram” um colombiano menor ainda) mal se aproxima dos joelhos da senhorita Pankratova.

2 - Fios de metal crescendo no corpo de uma mulher
fios de metal crescendo no corpo de mulher
   Noorsyaidah, da Indonésia, alega que fios metálicos vêm crescendo para fora do seu corpo por cerca de 20 anos. Os fios de metal tem o comprimento de 10-20 cm. Por mais que ela e sua irmã cortem os fios, eles voltam a aparecer.

3 - Uma senhora holandesa engoliu 78 talheres
mulher engole talheres
talheres retirados de uma senhora holandesa
   Cirurgiões ficaram boquiabertos quando, um raio-x de uma senhora, revelou que haviam 78 peças de talher em seu estômago! Margaret Daalman, de 52 anos, afirmou: “Eu não sei porquê, mas senti uma vontade de comer os talheres - eu não pude me conte".

4 - Modificações corporais da senhorita La Negra
modificações corporais na mulher
mulher com modificações corporais
   A senhorita La Negra tem chifres, tatuagens, escarificações, piercings, e a língua dividida. Ela é argentina.

5 - A mulher mais velha do mundo
A mulher mais velha do mundo
   Sakhan Dosova, do Cazaquistão, tem 130 anos de idade, e acredita ser a pessoa mais velha do mundo - batendo seu rival mais próximo  por 16 anos. Bem, esse negócio de “mais velho (a) do mundo” é polêmico, porque vira e mexe aparece um que alega ter trocentos anos, aí quando vão conferir a documentação do indivíduo, tem coisa certa, coisa errada… isso é um rolo só. Vai saber.
   ATUALIZAÇÃO (02/03/2011): A senhora Sakhan Dosova faleceu no dia 9 de Maio de 2009, aos 130 anos. A georgiana Antisa Khvichava completou, no dia 8 de julho de 2010, 130 anos.  Esta informação vem do Portal Terra. Segundo a Wikipédia, hoje (02/03/2011) ela continua na ativa! Veja uma foto dela:
Antisa Khvichava aos 130 anos

6 - O maior cabelo do mundo
o maior cabelo do mundo
   O cabelo mais longo documentado do mundo pertence a Xie Qiuping, da China. Em 08 de maio de 2004 seu cabelo tinha 5,627 metros. Seus cabelos não foram cortados desde 1973, quando ela tinha 13 anos de idade.

7 - A menor cintura mundo
a menor cintura mundo
   A norte-americana Cathie Jung usa um espartilho diariamente, 24 horas por dia, para ter a menor cintura do mundo. Os auditores do Guinness atestaram que sua cintura possui 38,1 centímetros de circunferência.

8 - As maiores unhas mundo
As maiores unhas mundo
   Lee Redmond, dos EUA, não corta suas unhas desde 1979. Desde então ela mantêm as unhas crescendo cuidadosamente, e o comprimento total delas chega a 8,65 metros de comprimento, segundo uma medida feita na Espanha, em 23 de fevereiro de 2008. Ela é cabeleireira (também não sei como).

9 - A maior língua do mundo
lingua mais longa
   A estudante alemã Annika Irmler está no Guinness Book porque sua língua, quando projetada para fora da boca, mede sete centímetros. Ela comentou: "Meus amigos sempre disseram que eu tinha uma língua inacreditavelmente longa - eu poderia ganhar muito dinheiro com isso um dia." Concordo com ela rsrsrsrsrs
10 - A mulher com o maior número de piercings no seu corpo
piercings mulher
   Até 09 de agosto de 2001, Elaine Davidson, de Edinburgh, tinha um total de 720 piercings em seu corpo. Primeiro, ela quebrou o recorde em maio de 2000, quando um oficial do Guinness Book examinou-a e encontrou 462 piercings em várias partes do seu corpo, incluindo 192 somente no seu rosto.

11 - A mulher mais flexível do mundo
mulher flexível
   Norkulunga Buthelezi, também conhecida como a Mulher Cobra, é considerada a mulher mais flexível do mundo. Foi descoberta em um show de talentos holandês, no qual colocou facilmente sua cabeça para trás, entre suas pernas.

12 - Os olhos mais arregalados do mundo
arregalado
   Kim Goodman, dos EUA, pode colocar 12 mm de seu globo ocular para fora. Seus olhos foram medidos em Istambul, em 2 de novembro de 2007 e, na ocasião, venceu qualquer um dos candidatos, inclusive os do sexo masculino.

13 - Pequena mamãe
pequena mamãe
   Com apenas cerca de 90cm de altura, Karina Branco era diagnosticada como incapaz de ter uma gravidez saudável. Ela teve uma rara deficiência de crescimento. No entanto, Karina provou aos médicos que eles estavam errados, quando, aos 33 anos de idade, ela engravidou e deu à luz a um bebê saudável, de 33 semanas.

14 - A mulher mais alta do mundo
A mulher mais alta do mundo
   Yao Defen, da China, foi considerada a mulher mais alta do mundo, apesar de o Guinness Book considerar a americana Sandy Allen como a maior. Yao pesava, na época que foram realizadas suas medidas, mais de 200kg, e media 2,36m. Seu gigantismo foi causado por um tumor na hipófise.

15 - A menor mulher do mundo
menor mulher do mundo
   Acreditou-se que esta mulher seria a menor do mundo, medindo apenas 79cms de altura, com a idade de 19 anos. Haizhen Zhu, da China, conseguiu um lugar no Guinness Book.

16 - As gêmeas siamesas mais velhas do mundo
gêmeas siamesas gêmeas siamesas 2
   Abigail e Brittany Hensel, que na época desta foto comemoraram o aniversário de 18 anos, foram consideradas as mais velhas gêmeas siamesas do mundo. Apesar de compartilhar o mesmo corpo, elas praticavam esportes, e até mesmo tiraram carteira de motorista! Parece que, apesar das dificuldades, elas tem uma vida feliz. Depois comprove isso lendo mais sobre elas na Wikipédia.

17 - A mulher mais forte do mundo
a mulher mais forte do mundo
   A campeã sul-coreana de halterofilismo Jang Mi-ran levantou, nas olimpíadas da China, 124,4kg. Jang ganhou a medalha de ouro na categoria super-pesado, com uma série de recordes.

18 - A mãe mais velha do mundo
A mãe mais velha do mundo
   A indiana Omkari Panwar, de 70 anos de idade, recentemente se tornou a mãe mais velha do mundo ao ganhar gêmeos. "Se eu sou a mãe mais velha do mundo não significa nada para mim", disse ela. "Eu só quero ver meus bebês e cuidar deles enquanto eu ainda sou capaz."

19 - A mais rápida contorcionista do mundo
mais rápida contorcionista do mundo
   Leslie Tipton ganhou seu lugar no Guinness Book tornando-se a mais rápida contorcionista a escapar de uma mala com fecho. Em 2007, Leslie se livrou da mala em apenas 13,31s.

20 - A recordista mundial de cirurgias plásticas
recordista mundial de cirurgias plásticas
   Cindy Jackson é recordista mundial de cirurgias plásticas, com mais de 30 procedimentos, incluindo: um completo face-lift, três "mini" face-lifts, três cirurgias de pálpebras, uma elevadora do lábio superior, lipoaspiração, duas operações no nariz, aumento dos seios ... e muitas outras.

21 - A mulher mais tatuada do mundo
mulher mais tatuada do mundo
   Aos 60 anos de idade, Isobel Varley é considerada a mulher mais tatuada do planeta. Ela viaja o mundo todo para exibir suas tatuagens.

22 - Os pulmões mais potente do mundo
pulmões mais potente do mundo
   Jill Drake, de Tenterden, detém o recorde mundial para o grito mais alto do mundo. Ela só percebeu que gritava tão alto quando realizou uma medida, que indicou incríveis 129 decibéis - mais alto do que qualquer outro grito na Terra. A cara do menino no fundo da foto descreve a potência do grito de Jill.

23 - Os maiores seios naturais do mundo
Os maiores seios naturais do mundo
   Norma Stitz, da Geórgia, orgulha-se por possuidor enormes seios. Cada um pesa cerca de 13kg. Em 1999, o Guinness Book a nomeou como a mulher com os maiores seios naturais do mundo, e também por possuir o maior sutiã já feito.

24 - A boca mais rápida do mundo
a boca mais rápida do mundo
   Fran Capo foi capaz de falar 603,32 palavras em 54,2 segundos. Isso é cerca de 11 palavras por segundo! Fran quebrou este recorde duas vezes. Será que alguém ganha uma discussão dela?

25 - A mulher mais rápida do mundo
as pernas femininas mais rápidas do mundo
   Florence Griffith-Joyner tem segurado o recorde mundial dos 100 metros rasos desde 16 de julho de 1988. Naquele dia, ela acravou o tempo de 10,49s. Florence faleceu em 1998. Sua carreira atípica sugere para alguns especialistas que ela se dopou nas Olimpíadas de Seul (ver Wikipédia).


PS: esta lista foi feita em fevereiro de 2010. Portanto, alguns dados podem estar desatualizados, pois alguém já pode ter batido algum recorde descrito. Entretanto, caso isso tenha ocorrido, tais informações não deixam de ser curiosas e impressionantes.