terça-feira, 17 de setembro de 2013

Guitar Hero

Guitar Hero foi uma série popular de videogames de gênero musical, publicado pela RedOctane em parceria com a Activision e desenvolvido inicialmente pela empresa Harmonix Music Systems até o ano de 2007, passando a continuação da série para a famosa empresa Neversoft.1 2 3 Seu primeiro jogo, "Guitar Hero" lançado no dia 8 de Novembro de 2005 estreou a série no mundo dos jogos eletrônicos, iniciando assim a trajetória de sucesso.4
A série é famosa por usar um controle especial no formato de guitarra elétrica que simula a performance de um musico de rock. O jogador pressiona os botões no controles de acordo com "notas coloridas" que aparecem na tela, simulando oconcerto do jogador em uma banda de rock. No jogo, há o modo individual, onde o jogador participa de uma carreira baseada na história de sua banda, bem como o modo cooperativo, onde dois jogadores tocam em conjunto sendo um guitarrista e outro baixista da banda (alternando, dependendo da música, para um na guitarra base e outro na guitarra solo), e o modo competitivo onde dois jogadores executam um "duelo de guitarras" tendo um como vencedor.4 5 6 A série utilizou-se em seu repertorio, várias canções de bandas independentes e consagradas do rock, desde dos anos 60 até os tempos de hoje, passando por vários sub-gêneros do estilo musical.5 No total, sete jogos da série foram lançados para diversos console, tendo sido anunciado o lançamento de novos jogos da série confirmando assim a continuação.7 8
A franquia Guitar Hero se tornou um fenômeno cultural, e os jogos se tornaram extremamente populares como no mundo inteiro rendendo mais de 14 milhões de unidades vendidas e mais de 1 bilhão de dólares arrecadados.

O inicio


Controle especial Gibson SG feito para o primeiro jogo da série Guitar Hero.
A história da série Guitar Hero começou quando a distribuidora de jogos RedOctane em pareceria com a empresa Activision, contatou a desenvolvedora de jogos eletrônicos Harmonix Music Systems sobre um projeto de criar um jogo musical que funcionasse em conjunto com um controle especial em forma deguitarra elétrica. A Harmonix já era conhecida por jogos do mesmo gênero musical como "FreQuency", "Amplitude" e versões diversas de "Karaoke Revolution" que tinha sido elogiada por permitir aos jogadores criar e executar músicas com o controle Dualshock como se fosse um instrumento musical.1Ela então aceitou o projeto com um orçamento de um milhão de dólares.2 |
Em entrevista, o designer da Harmonix, Rob Kay explica:
Cquote1.svgEles estavam interessados em fazer um jogo de guitarra como o "Guitar Freaks" da Konami; tínhamos um time que tinha acabado de finalizar o jogo "AntiGrav" e pareceu um projeto fantástico. Todos nós estávamos empolgados para trabalhar em um jogo "rock'n roll".2Cquote2.svg
— Rob Kay, desenvolvedor de "Guitar Hero", em entrevista para o livro Inside Game Design
Os desenvolvedores ficaram empolgados com o projeto de um jogo de "rock", mas não acreditavam que seria um grande sucesso mundial, muitos pensavam que o jogo seria mais um diante de vários jogos do gênero, mas apostaram na diversificação do controle em forma de uma guitarra.2
O primeiro jogo da série, intitulado "Guitar Hero" foi lançado no dia 8 de Novembro de 2005, em conjunto com uma guitarra periférica baseada no modelo real Gibson SG, mundialmente famosa por ser usada por Tony IommiFrank Zappa e Carlos Santana.Guitar Hero em princípio era igual a todos os jogos de seu gênero, onde o jogador teria que acompanhar as notas de acordo com o ritmo, com mecanismos parecidos com de outros jogos como "Beatmania" e GuitarFreaks, este que nunca saiu do mercado japonês.4 O diferencial de Guitar Hero foi o incomum e original controle em forma de guitarra, que foi a aposta da RedOctane para o sucesso do jogo. O primeiro jogo da série trazia 30 músicas consagradas de rock como "Smoke on the Water" da banda britânica Deep Purple, até canções de bandas novas como "Stellar" da bandacaliforniana Incubus e "Fat Lip" da banda canadense Sum 41 e mais 17 músicas de bandas independentes, a maioria, canções de bandas dos funcionários da empresa Harmonix. O jogo havia sido lançado apenas para o console da empresa SonyPlayStation 2.4 O critério de escolha da trilha sonora foi os "riffs" de guitarra, pois assim haveria maior execução do jogo.4

O sucesso[editar]

Guitar Hero foi um sucesso no mercado americano, que logo se espalhou pelo mundo conquistando até o exigente mercado japonês. O jogo ao contrário do esperado, rendeu milhões de dólares e respeito entre os críticos, alcançando 1,5 milhões de unidades vendidas e 1 bilhão de dólares arrecadados. Guitar Hero foi um sucesso entre público de todas as idades e diferentes gostos musicais. Vendo o sucesso do jogo a Harmonix novamente com a RedOctane, começaram a desenvolver a continuação da série, que dessa vez, teria a confiança de um jogo de sucesso. "Guitar Hero II" foi lançado em 7 de novembro de 2006 para o console PlayStation 2 com uma grande empolgação dos fãs do jogo e expectativa do público.5 6 O jogo trazia desta vez, 64 músicas no repertório com menos clássicos e mais dificuldade aos jogadores. As músicas atingiam todos os sub-gêneros do rock, passando de punk rock ehard rock, até o famoso rock clássico. O controle desta vez era uma guitarra-periférica baseada no modelo real Gibson SG vermelha.6 As mudanças foram às melhoras no sistema de reconhecimento de notas e o novo modo cooperativo, onde dois jogadores poderiam tocar juntos, em conjunto (um jogador na guitarra e outro no baixo, alternando, dependendo da música, para um na guitarra solo e o outro naguitarra base). A decaída do jogo foi na regravação das músicas e na trilha sonora com mais "guitarra" e menos "rock". Mas todas essas mudanças não afetaram o público, aumentando assim a popularidade da série.5 Em 3 de abril de 2007 foi lançado "Guitar Hero II " para o console da empresa MicrosoftXbox 360 sendo um sucesso de vendas e crítica. O jogo vinha com 10 canções adicionais, uma guitarra-periférica baseada no modelo real Gibson X-Plorer exclusiva e algumas novas funções, mas mesmo assim, não alcançou o número de vendas do console concorrente, PlayStation 2.9
A franquia Guitar Hero se tornara uma lenda dos jogos eletrônicos e o para muitos, o melhor de seu gênero vendendo mais de 3 milhões de unidades em todo o mundo, para os consoles PlayStation 2 e Xbox 360.10
O último jogo da série a ser desenvolvido pela Harmonix foi "Guitar Hero Encore: Rocks the 80s" para o console PlayStation 2 sendo lançado em 23 de Julho de 2007. A expansão foi baseada em recursos de "Guitar Hero II". O jogo consistia em estética e trilha sonora baseada nos anos 80, mas com a estrutura baseada nos jogos da série anteriores. O jogo não foi bem sucedido e foi tachado de "obrigação contratual", já que a Harmonix não iria mais trabalhar na série musical.11 A RedOctane, editora da série, foi comprada pelaActivision em junho ao mesmo tempo em que foi anunciada em setembro a compra da Harmonix pela MTV Networks. Como resultado das duas aquisições, Harmonix deixaria de desenvolver futuros jogos da série Guitar Hero e a empresa RedOctane iria para o desenvolvimento da Neversoft, uma filial da Activision conhecida por desenvolver jogos da série Tony Hawk's Pro Skater.3 12 A Neversoft foi então escolhida para ser a equipe desenvolvedora dos jogos da série. Em entrevista o co-fundador e presidente da Neversoft, Joel Jewett comenta a escolha.
Cquote1.svgEu e minha equipe estávamos trabalhando no jogo Tony Hawk's Project 8, e tínhamos várias coisas para reescrever. A galera descobriu o "Guitar Hero" e começaram a trabalhar nos fins de semana para jogarem o jogo durante os outros dias…Depois de algumas semanas eu recebi um telefonema da Activision: "Joel! Joel! Nós precisamos de alguém para trabalhar no Guitar Hero. Vocês não estão interessados?"Cquote2.svg
— Joel Jewett, presidente daNeversoft, em entrevista para o site Shacknews
Em 2007, a Harmonix em parceria com a MTV Games lançaram o novo título de videogame musical, concorrente de Guitar Hero, através da editora Electronic Arts, intitulado Rock Band. Este completava a jogabilidade popularizada pela série Guitar Hero, acrescentando os instrumentos bateria e microfone, permitindo aos jogadores simular uma banda tocando músicas com qualquer instrumento, e não apenas guitarras e baixo.

Neversoft e a continuação

"Guitar Hero III: Legends of Rock" foi lançado em 28 de Outubro de 2007 para os consoles PlayStation 2,(onde foi desenvolvido pelaBudcat Creations), PlayStation 3Xbox 360WiiPC e Mac.13 14 O jogo foi o primeiro distribuído pela Activision (mesmo os créditos se derem a RedOctane) e desenvolvido pela Neversoft, esta que não teve o código-fonte dos jogos anteriores.13 A empresa tentou reproduzir ao máximo a jogabilidade e estrutura dos jogos antecessores, para não perder os inúmeros fãs da série e ainda com a intenção de conquistar quem ainda não conhecia ou não gostava do vídeo game.13 14 Desta vez o repertório havia sido escolhido cuidadosamente, selecionando músicas clássicas e famosas segundo inúmeros pedidos de fãs. Algumas mudanças ocorreram como melhoria da interface e os locais dos shows, totalmente redesenhados, sem perder a padronização dos jogos anteriores.13 A diferença desta vez vinha em algumas canções com interpretações originais como "Welcome to the Jungle" da banda Guns N' Roses e "Even Flow" do grupo Pearl Jam. Outra novidade foi o modo cooperativo com trilha sonora com músicas próprias.13 O controle em forma de guitarra desta vez era baseado no modelo real Gibson Les Paul, com a novidade de ser sem-fio (tecnologia wireless).14 Guitar Hero IIIfoi um grande jogo como seus antecessores, sendo muito aclamado pela critica e público, mas não foi uma grande novidade sendo apenas, iguais aos outros com pequenas melhorias.14
Em 22 de Junho de 2008 foi lançado o novo "Guitar Hero: On Tour", este lançado apenas para o console portátil Nintendo DS, o qual que estava fazendo um grande sucesso no mercado japonês.15 O desenvolvimento do jogo ficou para Vicarious Visions. "On Tour" foi muito elogiado pela crítica por conter uma trilha sonora "extensa" para um portátil, e o controle periférico que se encaixa ao aparelho contendo apenas quatro notas (uma a menos do que no controle padrão).15 O video game foi um grande jogo para o DS contendo várias dificuldades pelo pouco espaço virtual como física. O controle era desconfortável e o jogo ficou maior do que o portátil pode suportar. O jogo manteve a estrutura padrão, sendo praticamente igual aos seus descendentes.15
Outro jo foi o "Guitar Hero: Aerosmith", lançado em 29 de Junho de 2008.16 17 A escolha da banda estadunidense Aerosmith foi especulada por ser "uma banda pop do rock'n roll", tendo a banda 150 milhões de álbuns vendidos e várias premiações.16 Todo jogo foi esteticamente desenhado seguindo o tema "Aerosmith".16 A trilha sonora continha 40 músicas, havendo também, bandas que serviram de inspiração para o cantor Steven Tyler.17 O modo carreira desta vez, continha vários locais onde a banda já havia tocado seguindo a trajetória do grupo até o sucesso. Cada integrante ajudou na captura de movimento e ações, para que ficassem mais fieis ao "jeito" real de cada um do grupo.17 A estrutura do jogo permaneceu a mesma, não contendo novidades de seu antecessor "Guitar Hero III ".16 17 . O Guitar Hero World Tour impressionou os fans por poder jogar com a banda toda (Guitarra, Baixo, Vocal e Bateria).

Outros jogos

Guitar Hero III Mobile foi lançado para telefones celulares e Blackberries no ano de 2007 sendo desenvolvido pela MachineWorks Northwest LLC. A versão básica do jogo inclui 15 canções dos repertórios dos jogos Guitar Hero II e Guitar Hero III: Legends of Rock, havendo o lançamento de um novo pacote de músicas a cada mês.18 O jogo foi baixado na Internet, cerca de 1 milhão de vezes, sendo tocadas 250.000 mil músicas por dia.18 Um outro jogo para celulares intitulado Guitar Hero III: Backstage Pass foi lançado em Julho de 2008, sendo desenvolvido pela Hands-On Mobile, que alem de elementos dos jogos da série, acrescenta a simulação do personagem da banda em seu caminho para o sucesso.19
Activision e RedOctane também têm trabalhado com Basic Fun, Inc. para produzir Guitar Hero Carabiner, um portátil que apresenta dez canções a partir do repertório de Guitar Hero e Guitar Hero II. As canções tem a duração de cerca de 30 segundos à exceção de "Jessica", que é de cerca de um minuto de duração. A unidade é moldada como uma pequena guitarra,com cinco botões no dispositivo com a ausência de o "interruptor".

Futuros jogos

A Activision anunciou oficialmente para o ano de 2008, a estréia da continuação da série intitulado "Guitar Hero: World Tour".7 A promessa de várias novidades como edição de personagens e a inclusão de vocal e bateria (esta com controle periférico igualmente a guitarra) animou os fãs, que esperam que este seja o melhor jogo da série.7 20 A Activision também mencionou que está em seus planos, um jogo da série especialmente dedicado à banda de heavy metal estadunidense Metallica.8

Jogabilidade

A jogabilidade de um jogo da série Guitar Hero é muito semelhante a jogos de gênero musical desenvolvidos pela Harmonix, onde o jogador deve acompanhar o ritmo pressionando o botão adequado para cada situação.4 O controle especial (guitarra-periférica) foi especialmente feito para o vídeo game, trazendo mais realidade e jogabilidade ao jogo.

Execução

Ao jogar Guitar Hero, um braço de uma guitarra é estendido e exibido na tela verticalmente, estando as trastes horizontalmente. Com o avanço da música, as notas, representados por marcadores coloridos, indicam na tela, qual botão do controle deve ser pressionado, acompanhando assim o ritmo da canção de acordo com a sonoridade da guitarra.
Quando a nota (marcador colorido) chegar ao fim do curso, passando no local indicado onde a nota deve ser precisamente pressionada (indicado por círculos), o jogador deve pressionar o botão corresponde em seu controle (independentemente de qual seja o controle usado). Em cada nota pressionada corretamente, o som da nota da guitarra correspondente a ao marcador colorido é executado e o jogador arrecada pontos que são totalizados ao fim do jogo. Em cada nota errada, o som da nota correspondente a que devia ser pressionada, não e executado, tendo assim uma "falha" na música.21

Notas

As notas musicais são indicadas por marcadores coloridos. Cada nota musical real é indicada por uma cor diferente no marcado virtual, sendo, da esquerda para a direita:
  • Verde: 1ª nota.
  • Vermelho: 2ª nota;
  • Amarelo: 3ª nota;
  • Azul: 4ª nota;
  • Laranja: 5ª nota;
As notas podem surgir únicas, ou compostas de duas a quatro notas em conjunto, fazendo assim um acorde. Todas as notas e acordes, únicos ou compostos, podem ser estendidos, sendo a indicação da extensão uma linha da cor correspondente da nota a ser executada.21

Rock Meter

O Rock Meter é um marcador virtual que tem a função de medir o êxito ou fracasso do jogador ao executar a canção selecionada. Em todos os jogos da série (com exceção do novo "Guitar Hero World Tour") o Rock Meter se localiza do lado direito da interface do jogo. Em sua composição está presente um ponteiro indicando o êxito do jogador movendo-se horizontalmente; para a direita (para cima) quando o jogador executa a nota com perfeição, ou para a esquerda (para baixo) quando o jogador erra (perde) a nota correspondente. Há também seções onde se é marcado em que nível de êxito em que o jogador se encontra:
  • Vermelho: Ruim
  • Amarelo: Regular
  • Verde: Bom.
Caso o Rock Meter caia abaixo da seção vermelho a canção irá automaticamente parar, indicando o fim do jogo, sendo considerados muitos erros pelo jogador, mas isso pode ser possivelmente evitado com o uso do Star Power, que aumenta o nível do Rock Meter mais que o normal. Sendo o jogador bem sucedido na execução de uma longa série de notas sucessivas com sucesso, os pontos do jogador são multiplicados de acordo com as notas executadas no tempo de execução perfeita, mas com o possível erro, os pontos param de ser multiplicados, começando uma nova série.21

Star Power Meter

Segmentos selecionados das canções são considerados especiais, sendo indicado pela mudança dos marcadores coloridos redondos, para marcadores em forma de "estrelas brilhantes". Com êxito na execução da série especial, irá preencher uma seção (indicado por uma lâmpada e meia, ou 25% da barra) no Star Power Meter, este localizado sobre o Rock Meter. A partir da metade do preenchimento do Star Power Meter, o jogador aperta em seu controle, o ativador do Star Power, tendo assim o jogador um tempo limitado em que o Rock Meter aumente rapidamente e oferece o dobro de pontos, mesmo com possíveis erros de execução. A ativação do Star Power é indicada por mudança de cor no braço vertical (fretboard), havendo também, pequenos raios na borda.21

Whammy Bar

Outra maneira de se completar o Star Power Meter é utilizando a técnica do Whammy Bar, que consiste em executar efeitos sonoros em notas extensas. Ao movimentar o botão correspondente do controle, o som de cada nota é variado no tom, mais agudo ou maisgrave. Quando este efeito é executado, os pontos arrecados são recebidos mais rápidos, tendo mais pontos no tempo da nota selecionada.21 . Além de, no modo Battle(mesmo no modo Carrer), tem que ser pressionada rapidamente para sair do ataque intitulado "Whammy", que faz você perder todas as notas.

Concerto

Quando a música é executada, ao fundo da interface do jogo, é exibido uma banda virtual a qual todos os "integrantes" se movimentam, caracterizando a execução de seus respectivos instrumentos musicais em um concerto de rock. Esses concertos virtuais são executados em locais reais e ficcionais, onde representa a história da banda em longo de sua carreira, tendo o jogador como participante desta história. Há também a presença de um público virtual, que reage positivamente, ou negativamente dependendo do desempenho do jogador medido pelo Rock Meter. A partir de "Guitar Hero II", foi acrescentado iluminação especial e outros efeitos sincronizados, para proporcionar uma experiência mais completa do concerto.21

Modos de jogo

Em um jogo da série Guitar Hero, há dois modos de jogo: Single Player para um jogador, e Multiplayer para dois jogadores.

Career

O principal modo a ser jogado é o modo Carrer ("Carreira", em português), onde um único jogador interpreta o guitarrista de sua banda fictícia, executando uma turnê com concertos em diversos locais. O jogador passa pela história de sua banda passando desde dias no anonimato, até dias de glória e fama, passando por vários locais adequados a essa linha de tempo. Para se passar de um local a outro, o jogador deve executar no mínimo quatro (três, a partir de Guitar Hero 2) canções de cinco(quatro), sendo uma delas o "Encore", indicando assim o trasferimento de arena. Quando é finalizada a canção "Encore", libera-se mais cinco(quatro) canções tendo-se que ser executadas mais quatro(contando com Encore), assim como no local anterior e assim também, na arena posterior. Em algumas arenas, a canção "Encore" é trocada por um duelo com outro guitarrista famoso. Com a posterior vitória do jogador, é então executada uma canção do respectivo adversário, tendo que ser executada então, cinco(quatro) músicas de sete(seis). O jogador pode escolher a dificuldade do jogo, que apresenta diferenças de níveis como na velocidade da caída do fretboard, assim como o surgimento de notas extras e a maior quantidade de notas a serem executadas. As opções a serem selecionadas são:
  • Easy (Fácil)
  • Medium (Médio)
  • Hard (Difícil)
  • Expert (Experiente)
Há também a escolha do personagem que vai seguir a carreira, tendo cada um deles, características próprias, baseadas em cada estilo musical. Também há a escolha da guitarra, contendo modelos reais e outros fictícios. Com o desempenho em cada música, o jogador pode ir a uma loja virtual intitulada "Guitar Store" liberando assim canções, vídeos e personagens extras, customizações de personagens, e instrumentos musicais com possíveis cores extras.21

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